Uma viagem inesquecível em carruagens históricas, pelas paisagens Património Mundial da Humanidade da UNESCO, oferecendo um espetáculo visual encantador das amendoeiras em flor.
Conhecer a região do Douro a bordo de um comboio histórico e com vista privilegiada para as amendoeiras, degustando ainda doces tradicionais. É esse o convite da Rota Turística mais antiga da CP – Comboios de Portugal, a Rota das Amendoeiras em Flor, que vai na 70ª edição.
Na edição de 2024, numa parceria da CP com a Câmara de Vila Nova de Foz Côa, a aposta é na promoção do território, juntando turismo ferroviário e cultura. Trata-se da primeira Rota a ser adaptada ao novo modelo de turismo ferroviário promovido pela CP.
Estão programadas seis viagens. O percurso, pela Linha do Douro, entre Porto-São Bento e o Pocinho, em Foz Côa, faz-se ao longo de três fins de semana – nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março.
A partida do Porto acontece às 7h20 em carruagem especial (carruagem Schindler de 1.ª classe), chegando o comboio à Estação do Pocinho pelas 10h45. O regresso, a partir do Pocinho, realiza-se pelas 17h14, sendo que a chegada a São Bento está prevista para as 20h30.
Durante a viagem, serão oferecidos um doce de amêndoa artesanal e uma iguaria de origem conventual típica da região.
Os participantes vão poder desfrutar do espetáculo que é ver as amendoeiras em flor e também visitar o Museu do Côa, um dos maiores museus portugueses, que celebra o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.
A grande novidade desta edição é a integração entre esta Rota e a 42.ª Festa da Amendoeira em Flor, em Vila Nova de Foz Côa, que combina exposições, restauração, animação de rua e concertos.
As visitas acontecem quando o Município de Vila Nova de Foz Côa realiza a 42.ª edição da Festa da Amendoeira em Flor, que concilia gastronomia, artesanato, cultura, desporto e animação, contando com uma grande diversidade de eventos, desde um encontro de ranchos a um concurso de partida de amêndoa, uma feira de produtos regionais, galerias de arte com exposições e até um grande desfile etnográfico temático.
O custo de cada viagem (ida e volta) é de 49€, sendo de 25€ para crianças dos 4 até aos 12 anos.Há descontos para grupos.