CP – Comboios de Portugal vai ter 22 novos comboios regionais

Tudo devido a um contrato de aquisição assinado com a Stadler.

Comboios Portugal
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A Stadler e a CP – Comboios de Portugal assinaram hoje o contrato de aquisição de 10 automotoras elétricas (“UME”) e 12 unidades bimodais (“UMB”), incluindo não só o serviço de manutenção durante um prazo mínimo de quatro anos, bem como a prestação de serviços de formação.

Este contrato, celebrado pelo valor aproximado de 158 milhões de euros, que permitirá renovar a frota de comboios regionais da CP, enquadra-se no plano de renovação de material circulante do operador português.

Esta será a primeira entrada do modelo FLIRT (o produto estrela da Sadler) para passageiros na Península Ibérica.

Para poder circular nas linhas não eletrificadas, os FLIRT UMB dispõem de um módulo de potência, ou “Power Car”, que alberga um sistema de tração diesel-elétrica. O seu desenho está concebido para garantir uma fácil reconversão no futuro de automotoras bimodais para elétricas, assim como para permitir que os motores diesel possam ser substituídos ou complementados com baterias, em função das necessidades do operador.

Os 22 FLIRT de bitola ibérica (1668 mm) têm 63,2 metros de comprimento, no caso das UME, ou 74,4 metros de comprimento, no caso das UMB. São compostos por três carruagens e oferecem uma capacidade máxima de 375 passageiros, dos quais 214 podem ir sentados. As caixas, de 3,2 metros de largura fabricadas em alumínio, para além de maximizarem a capacidade, são fabricadas de acordo com a normativa EN 15227 C-1, garantindo a máxima segurança em caso de colisão. Podem alcançar uma velocidade máxima de 160 ou 140 km/hora, consoante a fonte de alimentação utilizada.

As automotoras FLIRT, graças ao seu conceito modular, permitem otimizar a sua configuração interior para oferecer um transporte cómodo, acessível, conectado, eficiente e amigo do meio ambiente. A Stadler colocou uma especial ênfase na otimização da acessibilidade do veículo, permitindo o acesso sem obstáculos a partir de plataformas com diferentes alturas a todos os passageiros, incluindo aqueles que têm mobilidade reduzida, que podem dispor de áreas reservadas, juntamente com outras previstas para bicicletas ou carrinhos de bebé.

Também é possível disponibilizar máquinas de venda automática a bordo para oferecer um maior conforto ao passageiro. Contarão com uma rede Wi-Fi para aceder tanto a conteúdos do operador, como a conteúdos multimédia, o que será complementado com um avançado sistema de informação ao passageiro visível de todos os ângulos, de forma a garantir uma ótima experiência de viagem.

De acordo com a filosofia da Stadler, 95% dos materiais utilizados nos FLIRT são recicláveis.

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