CP – Comboios de Portugal vai ter 22 novos comboios regionais

- Publicidade -

Tudo devido a um contrato de aquisição assinado com a Stadler.

Comboios Portugal

A Stadler e a CP – Comboios de Portugal assinaram hoje o contrato de aquisição de 10 automotoras elétricas (“UME”) e 12 unidades bimodais (“UMB”), incluindo não só o serviço de manutenção durante um prazo mínimo de quatro anos, bem como a prestação de serviços de formação.

Este contrato, celebrado pelo valor aproximado de 158 milhões de euros, que permitirá renovar a frota de comboios regionais da CP, enquadra-se no plano de renovação de material circulante do operador português.

Esta será a primeira entrada do modelo FLIRT (o produto estrela da Sadler) para passageiros na Península Ibérica.

Para poder circular nas linhas não eletrificadas, os FLIRT UMB dispõem de um módulo de potência, ou “Power Car”, que alberga um sistema de tração diesel-elétrica. O seu desenho está concebido para garantir uma fácil reconversão no futuro de automotoras bimodais para elétricas, assim como para permitir que os motores diesel possam ser substituídos ou complementados com baterias, em função das necessidades do operador.

Os 22 FLIRT de bitola ibérica (1668 mm) têm 63,2 metros de comprimento, no caso das UME, ou 74,4 metros de comprimento, no caso das UMB. São compostos por três carruagens e oferecem uma capacidade máxima de 375 passageiros, dos quais 214 podem ir sentados. As caixas, de 3,2 metros de largura fabricadas em alumínio, para além de maximizarem a capacidade, são fabricadas de acordo com a normativa EN 15227 C-1, garantindo a máxima segurança em caso de colisão. Podem alcançar uma velocidade máxima de 160 ou 140 km/hora, consoante a fonte de alimentação utilizada.

As automotoras FLIRT, graças ao seu conceito modular, permitem otimizar a sua configuração interior para oferecer um transporte cómodo, acessível, conectado, eficiente e amigo do meio ambiente. A Stadler colocou uma especial ênfase na otimização da acessibilidade do veículo, permitindo o acesso sem obstáculos a partir de plataformas com diferentes alturas a todos os passageiros, incluindo aqueles que têm mobilidade reduzida, que podem dispor de áreas reservadas, juntamente com outras previstas para bicicletas ou carrinhos de bebé.

Também é possível disponibilizar máquinas de venda automática a bordo para oferecer um maior conforto ao passageiro. Contarão com uma rede Wi-Fi para aceder tanto a conteúdos do operador, como a conteúdos multimédia, o que será complementado com um avançado sistema de informação ao passageiro visível de todos os ângulos, de forma a garantir uma ótima experiência de viagem.

De acordo com a filosofia da Stadler, 95% dos materiais utilizados nos FLIRT são recicláveis.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Carruagens ARCO entraram hoje ao serviço da CP

Recorde-se que, em 2020, a empresa adquiriu 50 carruagens a Espanha, das quais 36 são da tipologia ARCO, estando já disponíveis para entrar ao serviço, nove destas carruagens.

CP reforça serviço Intercidades para o Algarve até setembro

Até porque importa falar da CP além das greves.

Atenção: Greve da IP vai afetar a circulação de comboios

Algo que vai afetar a vida de muitos trabalhadores.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Chuva de reclamações tapa o Sol da Caparica. Afinal, o que se passou?

Mas as palavras de desagrado do público parecem não ter surtido qualquer efeito junto dos promotores.

Está aberta a Época de Casamentos no Disney+

A primeira série original do Reino Unido para a plataforma de streaming chega dia 8 de setembro.