Inédito: CP – Comboios de Portugal obtém um resultado líquido positivo pela primeira vez na sua história

- Publicidade -

E regista o maior número de passageiros dos últimos 20 anos.

É algo que surpreende, especialmente tendo em conta o que se tem escrito sobre a empresa, até mesmo a nível de greves, mas a CP – Comboios de Portugal informou hoje que, no ano passado, obteve um resultado líquido positivo pela primeira vez na sua história. 8 milhões de euros, para sermos mais precisos.

O inédito resultado líquido positivo de 8 milhões de euros em 2022 simboliza um avanço de 22 milhões de euros em comparação com 2021 e registam-se num contexto de aumento expressivo dos custos com energia para a tração dos comboios. Estes gastos aumentaram mais de 28,5 milhões de euros em apenas um ano.

Para este resultado, muito contribuiu a devolução de algumas das automotoras da série 592 a Espanha, uma “ação estratégica que resultou numa poupança de vários milhões de euros”, refere a empresa em comunicado.

Para o resultado líquido positivo de 8 milhões, contribuiu também a fusão da EMEF na CP, que proporcionou benefícios significativos, melhorando a integração e otimização dos serviços prestados..

A fusão da EMEF na CP permitiu ainda a expansão das atividades comerciais. Além de possibilitar que a CP internalizasse a revisão de bogies, que estava a ser realizada por uma empresa espanhola, trazendo maior eficiência e controle de qualidade às operações, a CP passou a fornecer serviços de manutenção de bogies também para empresas ferroviárias espanholas, expandindo seu alcance e fortalecendo a sua posição no mercado.

Também a abertura das oficinas de Guifões desempenhou um papel fundamental, ao somar à recuperação de material circulante, a realização de manutenções que, anteriormente, seriam entregues a empresas externas.

Já a internalização de vários serviços, como, por exemplo, o Rádio Solo-Comboio e grande parte dos serviços de marketing, possibilitou também à CP economizar dezenas de milhões de euros.

Por último, realçar ainda que a empresa registou mais de 148 milhões de passageiros transportados no mesmo ano, sendo este o maior número de passageiros dos últimos 20 anos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados