É o considerado comboio premium da CP – Comboios de Portugal. Esta sexta-feira, 24 de março, foi dado o primeiro passo na remodelação total do Alfa Pendular(AP). Há novidades a nível mecânico e no interior e exterior do comboio.

No entanto, a remodelação do primeiro Alfa Pendular surge com um atraso de dois anos face ao planeamento original, num investimento que, no total, ronda os 18 milhões de euros, contando com a mudança dos restantes nove comboios. O objetivo é de que cada comboio possa ser utilizado durante 20 anos sem necessitar de novas modificações.

A mão-de-obra é da EMEF e 90% dos materiais utilizados são nacionais. Toda a estética é nova; por exemplo, os novos bancos são mais confortáveis e têm estofos em pele da empresa portuguesa Couro Azul, há tomadas individuais e novos sistemas de iluminação. A própria carruagem-bar foi modificada, bem como as casas-de-banho. A nova imagem do comboio ficou a cargo da empresa Alma Design.

Da antiga versão restam apenas o motor – alvo de uma revisão geral -, as rodas de ferro e a estrutura. Sim, sabes que, no exterior, a cor original dos Alfa Pendular é vermelho, certo? Isso vai mudar. Este novo comboio estreou uma nova pintura, contando agora com o cinzento prateado e branco. Já no interior, os tons vão desde o azul ao verde, variando consoante a classe que se escolhe.

Mas as novidades não ficam por aqui. Se, quando viajavas no Alfa Pendular, acedias à net e achavas o sinal Wi-fi fraco, o problema deve agora ser minimizado, pois as seis carruagens de comboio passam a conter 12 antenas e seis routers geridos por um computador. E os monitores instalados nas carruagens foram substituídos por ecrãs LCD de 19 polegadas, representando, desde logo, uma clara melhoria na qualidade de imagem.

A primeira viagem deste novo Alfa Pendular foi feita dia 24 de março, com o trajeto Entroncamento-Pombal. Assim que estiver a operar com normalidade, os esforços serão concentrados na restante frota, esperando-se que, ainda este ano, sejam remodelados mais dois AP nas oficinas da EMEF, no Entroncamento. Até 2019, estima-se que os restantes comboios Alfa Pendular estejam renovados.

Estreado em 1999, e contando com uma frota de dez comboios, a companhia já fez transportar, através destas máquinas de movimento, mais de 26 milhões de clientes em mais de 45 milhões de quilómetros.