Do corte menos nobre ao mais nobre, há opções para todos os gostos (e carteiras).
Para quem está minimamente familiarizado com o termo, quando é-nos dada a possibilidade de devorarmos carne Wagyu, até rejubilamos de alegria. Afinal de contas, trata-se de uma carne, por norma, bem cara.
É uma carne apenas ao alcance de pessoas com grande poder de compra. Mas e se vos dissermos que há agora uma empresa que quer tornar a carne Wagyu mais acessível a todos?
Dá pelo nome de Cowzy e a ideia surgiu por parte de Lucas Fernandes, que muito provavelmente conhecem pela sua participação na primeira temporada de Hell’s Kitchen. Mas Lucas Fernandes é também um conhecido chef, tendo o seu próprio restaurante, o Hell’s, em Vila Verde, além de possuir as empresas Finesseleague, dedicada à comercialização de carnes maturadas, e a Vintage Sequence, dedicada à criação de algumas das raças mais apreciadas e requisitadas por chefs de todo o planeta, como os bovinos Wagyu e os suínos Mangalitsa. Ou seja, trata-se de alguém com imensa experiência no meio.
Lucas Fernandes juntou-se a um amigo, o qual trata por “Sr. Vitor”, e que possui instalações de excelência para produzir carne Wagyu em Portugal, para então criarem a Cowzy, especializada na comercialização de carne Wagyu.
Como seria de prever, a Cowzy é uma marca que nasce no seguimento da “irmã mais velha”, a Finesse League, e pretende revolucionar a experiência de consumo de carne Wagyu em Portugal, quer para o consumidor final como para os parceiros da hotelaria e restauração. “Queremos ser uma referência na raça Wagyu em Portugal e oferecer uma experiência de sabor e textura únicos, cumprindo todos os padrões de qualidade”, lê-se no site oficial.
O grande objetivo desta empresa é tornar a carne Wagyu mais acessível em Portugal, comercializando não só em superfícies comerciais, mas também através de uma loja online que acaba de ficar disponível para toda a gente.
Se formos ao site, rapidamente constatamos uma página bem organizada e dividida pelas seguintes categorias: Hako Boxes by Lucas Fernandes, A fogo lento, Chapa quente, Churrascada, Dar fogo à peça, Bora Estufar?, Na grelha, O puro sabor da carne e Para molhos e caldos. Sim, os nomes são mesmo estes, numa linguagem utilizada para que todos possam perceber, fugindo à formalidade típica destes pormenores.
São inúmeros os cortes disponíveis na Cowzy em cada uma dessas categorias. Por exemplo, se entrarem na categoria A fogo lento, poderão escolher Lerca, Osso Buco, Rib Cube, Beijinho, Teres Major Steak, Tutano, Agulha da Barriga, Short Ribs Korean Style, Flank Steak, Bananinha, Anglet, Entranha, Bochechas, Língua, Lolly, Rabo, New York Cut, Chuck Flap Steak, Vazia Baixa, Fraldinha, Goulash, Rib Eye Steak, Denver Steak, Lolly do Lombo, Agulha da Pá, Picanha, Maminha, Hammer Cut, Picanha Falsa, Miolo do Acém, Costeletão, Brisket, T-Bone, Porterhouse, Ganso, Coração de Alcatra, Filé Mignon, Rabadilha, Tomahawk, Pojadouro e, ainda, Rosbife. Sim, isto numa única categoria, o que não deixa de ser impressionante.
A ideia é mesmo aproveitar para comercializar todas as partes do animal, dando assim possibilidade aos clientes de adquirirem tantos cortes menos nobres (e como tal mais baratos), como cortes mais nobres (e como tal mais caros).
E se entrarem nas páginas respetivas de cada corte, não só terão uma breve descrição da peça de carne em si, como existem ícones através dos quais podem saber os métodos de confeção ideais para os cortes. Ou seja, poderão ter noção se determinada peça é ou não ideal para assar, estufar, grelhar, sous-vide/cozinhar a baixa temperatura ou, então, ingerir cru.
Por último, destacar ainda as Hako Boxes by Lucas Fernandes, que vão dos 250 aos 1000€, com vários cortes selecionados pelo chef Lucas Fernandes.
Mas atenção: a loja online da Cowzy funciona por temporadas, isto é, apenas mediante o stock disponível. A marca tem de produzir os animais, seguir para a desmancha quando for a altura indicada e, só depois, vender as peças aos clientes. Daí as peças serem limitadas.
Dito isto, aproveitem enquanto dura!