Insígnia já aplicou IVA 0% sobre cabaz de alimentos composto por 46 tipos de produtos.
Entrou hoje em vigor o decreto-lei que aplica uma isenção de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aos produtos alimentares do cabaz alimentar essencial saudável, como medida de resposta ao aumento extraordinário dos preços dos bens alimentares.
Assim, e até 31 de outubro de 2023, 46 produtos terão IVA 0%, e os super e hipermercados têm apenas mais uns dias para começarem a aplicar os novos preços. Ora, e depois da Aldi Portugal ter avançado que iria aplicar o IVA 0% a mais de 500 produtos, do El Corte Inglés também se pronunciar, neste caso ao aplicar a isenção de IVA a mais de 5.000 referências, e do Continente ter dito algo sobre o assunto, até porque conta, a partir de hoje, com mais de 6.000 produtos com IVA 0%, também a Coviran Portugal já assumiu o IVA 0%.
No caso desta empresa de distribuição alimentar, a isenção do IVA “pode chegar a mais de 2000 referências, dependendo da dimensão e sortido de loja”, diz Acácio Santana, Diretor Geral da Coviran Portugal.
“Assumimos o compromisso de aplicar a isenção do IVA nos preços em loja inclusive nas promoções em curso como é o caso do folheto Coviran em vigor. Estamos a reunir todos os esforços para que os nossos clientes tenham acesso à nova medida de forma clara e transparente, por isso, todos os artigos “IVA 0%” vão estar identificados nas prateleiras, em folhetos e no respetivo talão de compra”, refere ainda o mesmo responsável.