COVID-19. Portugueses começam a ser vacinados em janeiro de 2021

- Publicidade -

Mas ainda não há um dia definido.

coronavírus

Foi esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, que foi finalmente anunciado o Plano nacional de Vacinação contra a Covid-19. Para já, ficámos a saber que Portugal terá mais de 22 milhões de doses de vacinas disponíveis, segundo confirmou a ministra da saúde, Marta Temido.

E já depois de Marta Temido ter passado a palavra ao presidente do Infarmed, Rui Ivo, que recordou existiram seis acordos de vacinas já concluídos com a União Europeia, foi depois a vez de Francisco Ramos, coordenador da task force de vacinação, dar mais detalhes sobre o plano de vacinação.

O responsável revelou que a vacinação irá começar em janeiro, embora, neste momento, não tenha condições para referir o dia exato em que as doses começam a ser administradas. Contudo, já ficámos com perceção de como tudo irá decorrer, tendo sido estabelecidas três fases:

  • 1ª fase – Serão vacinadas 950 mil pessoas: 250 mil no grupo dos residentes em lares, internados e respetivos profissionais; 400 mil pessoas no grupo das comorbidades existentes e 300 mil no conjunto de profissionais de saúde. Estão aqui incluídas as pessoas com 50 ou mais anos com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência real e doença respiratória crónica com suporte ventilatória, bem como forças de segurança;
  • 2ª fase – Deverão ser vacinadas 1,8 milhões de pessoas com 65 ou mais anos em qualquer outra patologia e cerca de 900 mil pessoas a partir dos 50 anos e até aos 64 anos no grupo das patologias pré-existentes, como diabetes, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade, hipertensão, entre outras;
  • 3ª fase – Dedicada à vacinação do resto da população.

Embora não existam prazos para a 2ª e 3ª fase, está previsto que a 1ª fase dure até março ou, num cenário mais pessimista, até abril. Além disso, e assim que os portugueses tomarem a primeira dose, a marcação da segunda dose será feita no imediato.

A vacina será gratuita e facultativa.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados