Até ao fim do ano, as pastas dentífricas Couto e a PSOPortugal querem sensibilizar os portugueses.
“As histórias mais bonitas começam todas com um sorriso“, e até ao fim deste ano que há uma campanha de sensibilização sobre o impacto social da Psoríase a decorrer, resultado da união entre as pastas dentífricas Couto e a PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase. E saibam que fazer parte desta campanha e ajudar é muito fácil.
A psoríase é uma doença inflamatória crónica que se manifesta principalmente na pele. Atualmente estima-se que afete mais de 400 mil pessoas em Portugal, mas, apesar dos números elevados, é, ainda, uma patologia envolta em pudores sociais e desconhecimento. Além dos aspetos mais visíveis da doença na pele, a psoríase tem um grande impacto na autoestima e saúde mental dos doentes e, consequentemente, dos seus familiares.
É por essa razão que a PSOPortugal quer centrar-se na literacia e acesso a cuidados e tratamentos da psoríase. Para isso, a campanha decorre desde 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase e vai até 31 de dezembro, e garante que 10% do valor da compra de qualquer Pasta Dentífrica Couto (online ou em loja física) revertem para a associação.
Ainda existem muitos preconceitos e mitos em torno da psoríase, e Jaime Melancia, Presidente da PSOPortugal, explica que esta “é uma doença crónica, inflamatória, autoimune e sistémica que se manifesta principalmente na pele. É importante frisar que não é contagiosa e pode surgir em qualquer idade“. O presidente da PSOPortugal acrescenta que “mesmo não existindo cura, existe já um conjunto de tratamentos que podem controlar os sinais e sintomas da doença, diminuindo e limpando quase totalmente as lesões e proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida do paciente. Quem tem psoríase não sofre apenas na pele, mas também na autoestima, vendo-se muitas vezes isolado ou privado de alguns contactos sociais, por decisão própria ou de outrem“, e é por essa razão tão importante informar as pessoas, para pôr fim à discriminação.
Como parte da campanha, vai ser realizado um workshop em parceria com o Coletivo Transformar – um coletivo de profissionais de saúde mental que trabalha de forma integrada –, no dia 23 de novembro, no Boavista Business Center, no Porto. Este workshop tem o intuito de ajudar a desmistificar a doença, mas também criar espaço para um diálogo produtivo sobre o impacto emocional e social da psoríase.