A exposição estará patente até ao próximo dia 8 de dezembro.
A Casa Courense, em Lisboa, irá inaugurar no próximo domingo, dia 6 de outubro, às 15h30, a exposição “Coura, uma exposição musical“, que pretende dar a conhecer ao público os principais protagonistas da música que é feita na atualidade no município de Paredes de Coura.
Assim, vai ser dado destaque a várias facetas do panorama musical local, desde logo à música mais tradicional, como é caso dos tocadores de concertina, ranchos e grupos de bombos, bem como o trabalho de recolha e valorização do folclore local feito por figuras como Pedro Homem de Mello, ou mais recentemente o projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.
Vão também ser destacados os popularmente chamados grupos de baile, bem como iniciativas como a Escola do Rock, o coro feminino Coura Voce, e a associação Rock n’ Cave, responsável pelo Space Festival, que organiza diversos concertos de música experimental e improvisada em territórios de baixa densidade populacional, e que tem como parceiro criativo a formação musical mutante o Space Ensemble. E obviamente, o Festival Paredes de Coura, evento bandeira do concelho que já foi alvo de exposição própria em 2023 por ocasião dos seus 30 anos, e que nas suas últimas edições tem sido acompanhado por reportagens do Echo Boomer.
A abertura desta exposição irá contar com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima, e o programa para esse dia é o seguinte:
- 15h30 – Visita guiada à exposição
- 16h – Atuação do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima
- 16h10 – Exibição do mini-documentário “Escola do Rock, CouraVoce, Couração“
- 17h – Exibição do clip “Um retrato da nossa gente” do Space Ensemble
A exposição estará patente na Casa Courense em Lisboa (Rua General Taborda, 18, em Campolide), aos domingos à tarde, até ao próximo dia 8 de dezembro.
Imagem: Casa Courense em Lisboa