As novas funcionalidades do assistente virtual da Microsoft já estão a ser implementadas.
A Microsoft realizou ontem um grande evento que serviu para nos revelar algumas novidades. Já aqui falámos do novo Windows 11 24H2, que chega recheado de novas funcionalidades, mas essa não foi a única grande estreia, uma vez que a empresa apresentou vários desenvolvimentos para o Copilot, o seu assistente de inteligência artificial. O principal anúncio revelou que a IA agora conta com suporte para voz e visão.
A nova versão do assistente oferece uma interface redesenhada para ser mais intuitiva e fornecer respostas mais rápidas. Agora, o assistente adapta-se aos utilizadores, que por sua vez podem personalizar o seu tom e também a sua personalidade.
O que há de novo no Copilot AI?
Copilot Voice
É a forma mais intuitiva, e natural, de fazer “brainstorming” em qualquer lugar, fazer uma pergunta rápida ou até mesmo desabafar no final de um dia difícil. Existem quatro opções de voz para escolher, que chega a ser assustador de tão natural que soa.
Copilot Daily
Ajuda os utilizadores a começar o dia com um resumo das notícias e do clima, tudo lido na vossa voz favorita. Além disso, os utilizadores também podem receber lembretes e outras informações úteis para organizar bem o vosso dia. É uma solução desenhada para combater a sobrecarga de informação. O Copilot Daily depende apenas de fontes de conteúdo autorizadas.
Copilot Discover
Não sabem por onde começar? O Copilot Discover ajuda-vos a começar, oferecendo um guia prático para as suas funcionalidades úteis e para iniciar conversas. Com a vossa permissão, estas sugestões são personalizadas com base nas vossas interações com outros serviços Microsoft e evoluirão ao longo do tempo com base no vosso histórico de conversas.
Copilot no Microsoft Edge
Agora é ainda mais fácil aceder à inteligência artificial diretamente do navegador Microsoft Edge, simplesmente escrevendo “@copilot” na barra de endereço.
Copilot Labs
Este novo programa permite testes e aprendizagem, ao mesmo tempo que oferece aos utilizadores a oportunidade de experimentarem as funcionalidades mais recentes num ambiente de visualização nativa. Disponível para clientes do Copilot Pro, o programa permite aos utilizadores testar funcionalidades experimentais ainda em desenvolvimento.
Copilot Vision
Esta funcionalidade opcional só é ativada quando escolhe que é útil para a aplicação ver o que o utilizador observa numa página da web e informá-lo sobre isso em tempo real. Integrado diretamente no Microsoft Edge, o Vision entende a página que estão a visualizar, seja texto ou imagens, e pode responder às perguntas feitas sobre o seu conteúdo, sugerir próximas etapas e ajudar em tarefas sem interromper o trabalho. Por exemplo, se estiverem a mobilar um apartamento, o Copilot Vision podem ajudar na procura por móveis, encontrando a paleta de cores certa, considerando diferentes opções e, até, sugerindo ideias de layout para o espaço.
Ainda em relação ao Copilot Vision, a Microsoft garante que nenhum conteúdo com o qual a ferramenta interage é armazenado ou utilizado para treino. Assim que a sessão terminar, os dados serão excluídos permanentemente. Existem também medidas para limitar os tipos de sites com os quais o Vision pode interagir, começando com uma lista restrita de sites convencionais para garantir uma experiência segura. Além disso, a ferramenta bloqueia respostas relacionadas a conteúdo pago e confidencial, tendo em mente os interesses dos utilizadores e criadores.
Think Deeper
O Copilot agora pode resolver problemas mais complexos. Essa função demora um pouco mais a responder, permitindo que o Copilot forneça respostas detalhadas, e passo a passo, para perguntas complexas. O Think Deeper foi projetado para ajudar o utilizador em diversas tarefas do dia a dia, como comparar duas opções complexas. Por exemplo: “devo mudar-me para esta ou aquela cidade? Que tipo de carro melhor atende às minhas necessidades?” Embora esta função ainda esteja em desenvolvimento, os utilizadores qualificados já podem testá-lo através do Labs.
Em lançamento gradual
Todas as novas funcionalidades do Copilot já estão a ser implantadas na versão web, na aplicação dedicada do Windows, bem como na aplicação móvel para Android e iOS. No entanto, alguns elementos estão atualmente reservados para países de língua inglesa:
- O Think Deeper começou ontem a ser implementado para um número limitado de utilizadores do Copilot Pro na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
- O Voice está inicialmente disponível em inglês na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, e em breve será expandido para outras regiões e idiomas.
- O Daily está disponível a partir de hoje, primeiro nos EUA e no Reino Unido, com mais países a serem presenteados posteriormente.
- O Vision estará disponível no Labs para um número limitado de assinantes do Copilot Pro nos Estados Unidos.