Cada teste custa 2,79€ e indica o resultado em apenas 15 minutos.
As lojas Continente vão começar a vender, a partir de hoje, testes rápidos de diagnóstico da COVID-19, de forma a ajudar os seus clientes no diagnóstico da doença infecciosa por coronavírus, ajudando a controlar a transmissão do vírus em Portugal.
Os testes de antigénio são fabricados pela Genrui Biotech e detectam o antigénio da proteína N da Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavirus 2 (SARS-Cov-2) em esfregaço nasal.
O teste, simples de operar, seguro e eficaz, é adequado para uso doméstico não profissional e é aplicável a todos os indivíduos com suspeita de infeção pelo SARS-CoV-2. O kit de teste pode ser armazenado entre 2ºC e 30 ºC e é válido durante 18 meses se a embalagem de alumínio permanecer selada. O resultado do teste é indicado em 15 minutos.
O teste utiliza amostras da zona nasal interna, o que torna este procedimento mais simples e menos invasivo, sendo fundamental seguir rigorosamente todas as instruções de utilização. Validado pelo Infarmed, o teste pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, sendo a sua venda permitida apenas a maiores de 18 anos.
De acordo com as indicações partilhadas pela APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) podem ser utilizados nos primeiros 5 dias de sintomas (inclusive), em doentes com sintomas e com critérios de internamento, por indisponibilidade dos testes moleculares e/ou que não apresentem resposta em tempo útil e ainda por doentes sem sintomas e que tiveram um contacto de alto risco (contacto próximo com um doente com COVID-19), por indisponibilidade dos testes moleculares e/ou que não apresentem resposta em tempo útil.
Os testes podem ser adquiridos em todas as lojas Continente do país – Continente, Modelo e Bom Dia -, pelo valor de 2,79€ (caixa com uma unidade).