Uma exploração com produção Rzero é mais sustentável.
Sabiam que o Continente é o único com certificação resíduo zero em frutas e legumes?
Ao escolherem frutas e legumes resíduo zero, estarão a optar por produtos mais saudáveis e provenientes de produção sustentável. E no Continente, encontram vários produtos com o selo de Certificação Resíduo Zero, em que já estão envolvidos 44 produtores do Clube de Produtores Continente, que se estendem em mais de 1050 hectares.
Mas afinal, o que é a Certificação Resíduo Zero?
O Resíduo Zero (Rzero) é um sistema de produção agrícola certificável que combina o uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica (incluindo fauna auxiliar e controlo biotecnológico) com o objetivo final de obter um produto livre de resíduos de pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano.
Para se chegar a esta certificação é fundamental ter em conta dois aspetos:
- A gestão técnica da cultura, já que este tipo de produção requere um nível alto de qualificação do técnico da exploração.
- Uso racional de produtos fitofármacos, para se conseguir um produto livre de danos de pragas e doenças e, por sua vez, sem resíduos de pesticidas.
Uma exploração com produção Rzero é mais sustentável, pois utiliza com mais eficiência os recursos e, por conseguinte, uma menor pegada de carbono e, simultaneamente, promove a biodiversidade.
Alguns exemplos de produtos com Certificação Resíduo Zero são framboesas, ameixas, abóbora menina e Pêssego Paraguayo.