Quando a localização for decidida, a construção do novo Aeroporto de Lisboa demorará ainda mais um ano a avançar

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Se se optar pela realização de um concurso público, ainda mais tempo irá levar.

Tanto se tem falado do novo Aeroporto de Lisboa, com rumores a referirem localizações como Alcochete, Montijo, Beja, Tancos ou a própria expansão do Aeroporto Humberto Delgado. Mas nunca passa disso mesmo: rumores. Os Governos mudam, mas este é um assunto que nunca fica resolvido, infelizmente.

Todos estarão relembrados da polémica recente, em que, após o Ministério das Infraestruturas e Habitação, gabinete do ministro Pedro Nuno Santos, ter anunciado a construção de dois aeroportos, o Primeiro-Ministro foi rápido a revogar o despacho, uma vez que a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição – o PSD – e, em circunstância alguma, sem a devida informação prévia ao senhor Presidente da República.

Ora, mas mesmo quando a localização do novo aeroporto for definitiva, a construção ainda demorará, pelo menos, um ano a arrancar. Tudo porque será necessário haver uma nova Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para avaliar os projetos do ponto de vista ambiental, económico e social.

É o Expresso (acesso pago) que o diz, mesmo que a localização escolhida venha a ser o Montijo. Sem essa AAE, a construção do novo Aeroporto de Lisboa poderá sair mais cara devido a novos processos em tribunal. Não nos podemos esquecer que há associações, como a ZERO, que são bastante críticas no que toca a questões ambientais.

Essa avaliação estratégica pode até demorar mais que um ano, isto se o Governo optar por abrir um concurso público para escolher a entidade responsável pelo processo.

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