Conheçam o renovado Mercado Beira Rio

por Joel Vasco

Estivemos no Mercado Beira Rio, situado na marginal de Gaia, no antigo edifício do mercado, que foi requalificado em 2017. O espaço junta as antigas bancas de frutas e legumes com diversos restaurantes e experiências culturais.

São cerca de 30 os espaços presentes no mercado, organizados de uma forma lógica: de um lado, as bancas de fruta, seguido das de sobremesas e daquelas dedicadas aos vinhos; do outro lado, apenas restauração. Na zona central estão as mesas onde se podem fazer as refeições, conviver ou assistir aos eventos culturais. Estes foram os espaços que o Echo Boomer visitou.

Mais Mar

Aqui podemos encontrar os melhores sabores do mar português. Temos ostras, camarão da costa, percebes, polvo com pimentos, camarão cozido ao natural, arroz de marisco, ameijoas à Bolhão Pato, mexilhão ao vapor ou o delicioso camarão tigrado com azeite e alho. A oferta é extensa e apetecível.

Para acompanhar, os vinhos Piano (tinto, branco, rosé ou bruto) são a sugestão do Mais Mar.

Beer Experience Super Bock

A ideia do espaço é dar ao utilizador a experiência de tirar a sua própria cerveja. Uma boa ideia, mas que ainda não está funcional, uma vez que as cervejas são tiradas pelo colaborador presente.

Existem sete cervejas à escolha: Super Bock, a Super Bock Stout, 1927 Munich Dunkel , 1927 Bavaria Weiss, 1927 Bengal Amber IPA, 1927 Portuguese Blond Ale e a belga Grimbergen Double Ambrée. Está presente um ecrã informativo onde podemos consultar individualmente as informações de cada cerveja, dando indicação das comidas dos espaços do Mercado com que a cerveja harmoniza.

Kroquet

Neste espaço encontrmosa a tradicional comida holandesa. Há croquetes de carne, queijo, camarão, há bolas de carne ou ainda as batatas belgas. O espaço é procurado sobretudo pelos turistas e conta com Happy Hours.

O Forno do Leitão do Zé

Para levar ou para comer no mercado, leitão a qualquer hora é aqui. E pode ser de três formas: em sande, no prato ou em rissóis. Achámos engraçada a forma como o menu de sande de leitão vem preparado: numa caixinha de madeira ao estilo das caixas das garrafas de vinho do Porto.

Queijaria Portuguesa

Como o próprio nome indica, é aqui que pode encontrar os mais diversos tipos de queijos – de vaca, ovelha, Serra da EstrelaAzeitão ou Niza. Para além da venda para fora, a Queijaria Portuguesa serve diversas tábuas de queijo para que se possa degustar conhecendo um pouco de cada.

Gostámos muito do conceito da tábua dos oito queijos DOP – Denominação de Origem Protegida, pelo facto da mesma ter uma explicação da origem do queijo, o seu tempo de cura e a descrição do sabor do mesmo.

Brigadão

Brigadeiros para todos os gostos e feitios. Para comer ou para levar, os sabores são muitos: tradicional, branco, negro, Porto, Oreo, salame, baunilha, limão, coco, cereja, nozes, pintarolas, leite creme, café, morango, uva… enfim, o difícil é mesmo escolher.

Para acompanhar estes deliciosos doces, nada melhor que um vinho do Porto Sandeman Tawny ou Branco. O Brigadão vende ainda caixas de oferta para que possam deliciar aquela pessoa especial.

Zero Trinta & Três

Este espaço é a garrafeira presente no Mercado. Promovendo o melhor que há em Portugal, aqui podemos encontrar diversos vinhos de várias regiões portuguesas, não faltando, claro, os do Douro, onde está inserido o Mercado. O melhor de tudo é que grande parte dos vinhos estão disponíveis a copo, o que é ótimo para provar os que não conhece.

A sangria é a especialidade da casa, servida a copo ou em jarra, e existem em três tipos; tinta, branca e rosé. Provámos a branca e confirma-se, é mesmo boa.

O Mercado Beira Rio conta com um espaço dedicado a eventos culturais e está aberto atualmente de domingo a quarta das 10h às 24h e de quinta a sábado das 10h às 02h. Já as bancas abrem de segunda a sábado das 6h às 17h.


 

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: