Deve ser mesmo delicioso!
A Confeitaria Glória, na Amadora, venceu a prova O Melhor Pastel de Nata de Lisboa. A final decorreu hoje, 25 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, nos Nirvana Studios, em Oeiras.
Em segundo e terceiro lugar ficaram a A Padaria da Né e O Pãozinho das Marias, respetivamente.
“Se estava a contar com a vitória? Sinceramente sim, pensei nisso. Este é um projeto novo que abriu em junho deste ano e é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, comenta orgulhoso João Castanheira, proprietário da Confeitaria Glória.
Os membros do júri provam os pastéis de forma cega, sem saberem de que estabelecimento são, de forma a ser uma avaliação completamente isenta. Durante o momento de avaliação são pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”.
O desafio arrancou com a fase de inscrições, direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio na Área Metropolitana de Lisboa e prosseguiu com as provas de apuramento. A grande final reuniu 12 finalistas e aconteceu hoje, no Congresso dos Cozinheiros.
O Melhor Pastel de Nata foi lançado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro e é organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Gomes.