Numa altura em que se desconhecem ainda a duração e as verdadeiras consequências e danos do novo coronavírus, nasce o projeto COmVIDas para tentar dar resposta ao número visivelmente crescente de instituições de apoio ao idoso a precisar da ajuda de voluntários.
O COmVIDas é um projeto que pretende unir quem precisa de ajuda a quem quer e pode ajudar. É, no fundo, uma rede de voluntários capazes de ajudar de forma segura e responsável as instituições de apoio ao idoso de todo o país, com vista a promover um maior conforto e a melhor qualidade de vida possível aos idosos.
O objetivo é fazer a ponte entre as suas duas principais áreas de atuação: as instituições de apoio ao idoso e os voluntários. Por exemplo, na área do voluntariado, será possível gerir as candidaturas de voluntários e as suas informações, selecionar e montar equipas de voluntários capazes de ajudar as instituições de forma segura e coordenar e assegurar formação aos voluntários selecionados antes de partirem para o terreno.
Já no que toca ao contacto com as instituições, a COmVIDas propõe-se a gerir a receção das inscrições das instituições de apoio ao idoso, a criar um plano de ação conjunto com cada instituição de forma a responder melhor às suas maiores necessidades e um protocolo específico de atuação com visto a responder às maiores necessidades, bem como a escolher, selecionar e enviar equipas de voluntários para o terreno, capacitados e formados para as necessidades específicas de cada instituição, assegurando a articulação com a mesma e com outras entidades para toda a logística inerente.