Diversos meios foram banidos do Facebook e do Instagram.
Num movimento que já havia sido tomado pelo YouTube, a Meta decidiu agora reprimir certos meios de comunicação russos suspeitos de conluio com o governo de Vladimir Putin. A empresa liderada por Mark Zuckerberg acaba de banir a RT, bem como outros meios de comunicação estatais russos, como Rossiya Segodnya, de todas as suas plataformas (incluindo Facebook e Instagram), alegando atividades ilegais.
Esta decisão surge na sequência da publicação de provas que mostram que estes meios de comunicação tentaram encobrir a sua interferência online, sabendo que a Meta esperava que estas empresas continuassem com as suas práticas enganosas. A proibição ocorre pouco depois de a administração Joe Biden ter acusado a RT de espalhar propaganda para justificar a invasão da Ucrânia pela Rússia.
RT e Rossiya Segodnya banidos do Facebook e do Instagram
Esta nova ronda de proibições também ocorre dois anos depois da Meta ter tomado a decisão de restringir o acesso dos meios de comunicação estatais russos à Ucrânia (a pedido do governo ucraniano). Em resposta às restrições iniciais da Meta, a Rússia bloqueou o Facebook e abriu uma investigação criminal contra a empresa, rotulando posteriormente o Facebook e o Instagram como serviços que promovem atividades “extremistas”. No processo, Meta e Instagram foram banidos em solo russo.