Será necessário um passo extra para concluir uma compra na Internet.
Usam e abusam das compras online? Pois bem, vão existir novas regras já a partir do próximo ano.
As novas alterações na diretiva europeia de pagamentos vão fazer com que os dados dos cartões de crédito, como a data de validade ou o código CVV/CVC, deixem de ser considerados válidos para concluir compras na Internet.
A informação é avançada pelo Jornal de Negócios, que refere que, em 2021, será implementada uma camada extra de segurança. Quer isto dizer que, para concluir uma compra, o utilizador terá de fazer uma autenticação através de dois de três elementos aos quais somente essa pessoa tem acesso, como uma palavra-passe, o número de telemóvel (neste caso recebe-se uma SMS com um PIN) ou através de impressão digital (se bem que aqui apenas servirá para dispositivos móveis).
Ao que tudo indica, esta autenticação também servirá para cartões online, ou seja, para aqueles virtuais criados pelo MB Way, por exemplo.
O que não se sabe é se estas alterações apenas surtirão efeito em compras efetuadas em sites portugueses, ou se também serão aplicadas a nível internacional. Para quem compra na Amazon, a título de exemplo, sabe que, de momento, o sistema somente pede o nome do titular do cartão, bem como o número do cartão em si. Nem sequer pede o código CVV/CVC.
Em todo o caso, já existem entidades em Portugal a optar pelo envio de SMS, que contém um código PIN, para a conclusão de compras online.
Estas novas regras terão de ser implementadas pelos bancos nacionais até final de 2020, entrando depois em vigor em 2021.