PlayStation 5 e Xbox Series X e S – Como verificar se estão a jogar os jogos da nova geração

Pequenos detalhes e informações que podem fazer a diferença.

- Publicidade -

As novas consolas já chegaram, mas jogos 100% next-gen são raros. Com um leque de títulos disponíveis para ambas as consolas também a receberem edições da “antiga” geração, pode, por vezes, ser complicado perceber se estão, de facto, a correr a versão otimizada para vossa consola. Ou porque existe opção de descarregar a errada, porque não têm acesso à atualização que pode ser paga ou, simplesmente, porque muitos produtores ainda não lançaram as edições otimizadas.

Xbox Series X|S

Comecemos pelas Xbox Series X e Series S. Ambas as consolas usam o mesmo sistema operativo e contam com uma tecnologia proprietária, chamada Smart Delivery, que faz com que cada uma instale automaticamente a melhor versão disponível do jogo.

Contudo, e mesmo com o Smart Delivery, podem existir complicações em aceder à melhor versão do jogo, como é o caso de Call of Duty: Black Ops Cold War, vendido em formato físico com uma edição que inclui apenas a versão Xbox One do jogo, ou Control, que, no futuro, só terá atualização para a nova geração… para os jogadores que tenham a Ultimate Edition.

Outro caso curioso será o ambicioso Cyberpunk 2077. O título da CD PROJEKT RED chega no próximo mês de dezembro e é um dos jogos que só receberá otimização em 2021.

Como é que é se pode, então, descobrir se os jogos instalados na consola estão otimizados? Há duas maneiras, uma simples e outra mais “geeky”.

A mais simples é, simplesmente, terem atenção aos ícones dos jogos que se apresentam com o Selo X/S na própria biblioteca de jogos ou, por exemplo, através da opção de filtro, escolhendo “Tipo de Consola” ou “Console Type”. Dependendo de onde estiverem agrupados, ficarão logo a saber se o jogo está, ou não, otimizado para a vossa consola.

Já a outra forma é mais técnica. Ao selecionarem o jogo e carregarem em informações de ficheiro, verifiquem se a terceira linha de informações diz Gen:Scarlett, o nome de código da Xbox Series X e Series S. Jogos como Destiny 2, Doom Eternal ou Cyberpunk 2077 irão ficar de fora destes grupos até receberem suporte oficial dos seus produtores.

PlayStation 5

Na PlayStation 5 é bem mais simples verificar isto, mas, por outro lado, é ainda mais importante, uma vez que, por defeito, há jogos que surgem para instalar e descarregar com a versão da PlayStation 4, como acontece com muitos jogadores de Call of Duty: Black Ops Cold War. Para verificar, basta olharem para o nome do jogo em questão e ter a certeza se diz ou não “PS4” à sua frente.

Se o jogo tiver uma versão para a PlayStation 5, esta pode ser trocada no botão de mais informações, dando acesso, então, à versão PlayStation 5, pronta a jogar ou a instalar.

Enquanto a vida dos jogadores da Xbox Series X e Series S está, para já, mais facilitada graças ao Smart Delivery, a PlayStation 5 carece ainda de uma opção, mas nada que um pouco de atenção e uma simples troca de botões não resolva.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

PlayStation adiou Horizon Forbidden West para 2022

Segundo a Bloomberg, um dos maiores exclusivos da PlayStation para este ano junta-se ao calendário de 2022.

Stray, o jogo do gato, recebe um novo vídeo de jogabilidade

Simulador de gato em ambiente cyberpunk.

O suporte de armazenamento SSD M.2 chega à PlayStation 5 na nova atualização beta

A possibilidade de colocar um disco maior não é a única novidade.

Já foram vendidas mais de 10 milhões de PlayStation 5 em todo o mundo

Significa que esta é a consola que mais rapidamente vendeu na história da SIE.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Batarda’s. O novo spot de Cascais tem brunchs, pizzas e bolos, tudo sem glúten

Há também opções para vegetarianos, vegan e intolerantes à lactose.

Prepara os ingredientes: vem aí um livro de receitas de Final Fantasy XIV Online

Os sabores de Hydaelyn e Norvrandt podem chegar às vossas mesas.

Uber Eats junta-se a várias marcas para entregar testes rápidos em casa

Podem escolher tanto testes PCR como antigénio.