Como os smartwatches poderiam ser ainda mais inteligentes

- Publicidade -

Os smartwatches já conseguem fazer coisas quase inacreditáveis, mas e se estas ferramentas fossem ainda melhores?

A evolução cada vez maior da tecnologia proporcionou imensas modificações. Por exemplo, a nível de opções de sites e plataformas, temos de destacar o aparecimento de diversas lojas online capazes de entregar com qualidade os mais diferentes produtos, bem como o desenvolvimento de plataformas de jogos e cassino online, capazes de garantir o entretenimento das pessoas com cada vez mais flexibilidade.

Outro ponto que sofreu muitas modificações foram os dispositivos eletrónicos, que, há alguns anos, surgiam apenas em filmes de ficção científica, presentes na cabeça de algum cientista visto como louco naquela sociedade. Hoje em dia, é muito fácil encontrar dispositivos tecnológicos de pequeno e de grande porte, desde lâmpadas inteligentes até robôs aspiradores para casa, e a evolução também passa, como era suposto, pelos telemóveis, computadores e os tão requisitados smartwatches que, apesar de serem máquinas pequenas, já são capazes de grandes feitos.

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, logo conquistaram a atenção do público que gostou imenso da ideia de poder ter um ecrã em miniatura no pulso com algumas funcionalidades que antes eram limitadas aos relógios dos Power Rangers — e se esses relógios eventualmente forem bonitos, une-se o útil ao agradável.

Funcionalidades mais usadas

Assim que surgiram, os smartwatches contavam com funções bastante limitadas, no entanto, após alguns anos, é possível dizer que os mais evoluídos do mercado já são um telemóvel em miniatura — muitos inclusive podem contar com os próprios chips para realizarem chamadas e acederem à internet, ainda que distantes do telemóvel com o qual estão emparelhados.

De entre todas as funções que surgiram nos últimos tempos, pode-se dizer que as principais utilizadas pelos smartwatches de forma geral hoje são:

  • Visualização de notificações: Durante apenas um dia, a quantidade de notificações que a maioria das pessoas recebe num telemóvel é assustadora. Desta forma, para evitar que estas se acumulem, muitas pessoas têm optado por usar um smartwatch para ver frequentemente as últimas notificações e, apenas se for necessário, agarrar no telemóvel para responder. Além disso, como os smartwatches são mais discretos, é mais prático para ver notificações durante reuniões, por exemplo, ou em momentos em que apanhar o telemóvel do bolso pode não ser tão bem visto assim;
  • Acompanhamento de atividades físicas: Por sorte, boa parte da sociedade tem investido no desporto para garantir um nível de qualidade de vida maior. Sobretudo entre os mais jovens, os smartwatches são um fenómeno no que diz respeito ao acompanhamento dos exercícios com funcionalidades como a indicação da frequência cardíaca, gasto calórico, metas de movimentação diárias, etc;
  • Realização de chamadas rápidas: Outra funcionalidade muito utilizada entre os donos de smartwatches é a realização e o receber de chamadas telefónicas. Em determinados momentos, por exemplo, enquanto o telemóvel está dentro do bolso, pode dar mais jeito atender a chamada pelo relógio, já que este está à vista no pulso. O mesmo funciona para realizar chamadas rápidas, tendo em vista que os smartwatches têm acesso aos contactos presentes no telemóvel do utilizador e, na maioria das vezes, para ligar a alguém, basta pressionar um botão e indicar o comando de voz “Ligar para Maria”.

Como os smartwatches ainda podem evoluir para melhor

Ainda que estes dispositivos já façam coisas incríveis, sobretudo ao considerarmos os tamanhos que eles têm, a tecnologia dos smartwatches continua a desenvolver-se a cada dia que passa, por exemplo, a nível de processadores, memória e qualidade de ecrã. Desta forma, é fácil dizer que os utilizadores podem esperar ainda mais funcionalidades interessantes que vão reafirmar a presença deste novo tipo de dispositivo na vida das pessoas.

Aplicações novas

Os utilizadores podem contar com aplicações novas capazes de uma interação ainda maior, uma vez que os relógios têm vindo a tornar-se mais rápidos e responsivos, e por isso tornam-se verdadeiras máquinas capazes de suportar diferentes softwares em forma de aplicações. As aplicações dos bancos, por exemplo, podem oferecer cada vez mais funcionalidades, sobretudo se considerarmos que a segurança dos relógios inteligentes também irá aumentar conforme o desenvolvimento da tecnologia.

Maior usabilidade em jogos

Outro ponto que também se pode desenvolver em breve é a utilização dos smartwatches para aplicações de jogos. Um fator limitante para jogos de grande complexidade, sem dúvidas, é o tamanho do ecrã disponível, no entanto, versões mais simples são plenamente possíveis de serem executadas neste tipo de equipamento.

Monitorização da saúde

Já há incontáveis organizações de saúde ao redor do mundo que utilizam os smartwatches integrados nos seus sistemas para acompanhamento de alguns dados dos seus pacientes, como frequência cardíaca, movimentação diária, etc. Nos últimos tempos, os smartwatches mais avançados passaram a indicar também a oxigenação sanguínea dos seus utilizadores, o que nos leva a acreditar que o investimento em saúde pode aumentar cada vez mais, tornando os relógios inteligentes ainda melhores para os seus utilizadores.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Os smartwatches da Huawei ajudam a ter mais cuidado com a saúde

Querem ser ativos no dia-a-dia e ter uma vida saudável? Então aconselhamo-vos a que adquiram um relógio inteligente.

Fossil lança nova geração de smartwatches

É a quinta geração de smartwatches da conhecida marca, trazendo uma série de melhorias para oferecer a melhor experiência...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Modigliani: 25 anos depois, Johnny Depp volta a realizar um filme

A produção de Modigliani vai ficar a cargo de Al Pacino.

Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema com reforço de verbas

Significa, portanto, que está a correr tremendamente bem.