Como é que o smartphone pode ajudar na organização pessoal?

Há já vários anos que as aplicações desempenham um papel importantíssimo nas nossas vidas.

organização pessoal
- Publicidade -

No início da década passada, quando os telemóveis tradicionais deram lugar aos smartphones de uma vez por todas, a principal função era melhorar a nossa comunicação, sobretudo através das redes sociais e aplicações de mensagens instantâneas.

Essas aplicações ainda são as que mais crescem. Para se ter uma ideia, o Telegram já supera 500 milhões de utilizadores no mundo inteiro. Considerado a principal alternativa para o líder no segmento, o WhatsApp, o Telegram já é visto como uma ameaça à sua soberania. Porém, o mundo dos smartphones não se resume apenas a esse tipo de aplicações. Na realidade, o que tem feito com que cada vez mais pessoas as utilizem é, justamente, a variedade de opções.

Algo que ajudou na popularização das aplicações para smartphones foram os jogos online, seja com novidades como o fenómeno Angry Birds ou com jogos tradicionais e populares, como o póquer. Vale também a pena ressalvar a importância das aplicações de notícias dos principais jornais e dos meios de comunicação alternativos, que atraíram novos leitores.

Mas há também diversas outras funções possíveis que essas aplicações podem exercer e que se tornaram especialmente relevantes nos últimos anos. Uma delas é justamente a organização do dia a dia que, além de fazer com que os utilizadores tenham um maior proveito do seu tempo útil, também ajudam a ter mais tempo livre para realizar outras atividades, como jogar online, praticar exercícios ou desfrutar de uma boa leitura.

organização pessoal

Aplicações padrão dos smartphones

Não é necessário descarregar uma grande quantidade de aplicações para o vosso smartphone para organizarem as tarefas do dia a dia. Na realidade, as aplicações que vêm instaladas por defeito em praticamente todos os modelos vendidos podem ajudar em tudo e mais alguma coisa, como no caso do despertador, calendário, cronómetro e bloco de notas.

Há quem diga que essas aplicações são limitadas e que não são exatamente feitas para a gestão de tarefas. Mas isso também não é um problema, já que o que não falta são opções de qualidade na App Store ou na Google Play. É justamente sobre elas que falaremos a seguir.

Trello

O Trello é, talvez, uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas para trabalhos em equipa, desde as maiores empresas até pequenos projetos pessoais. Além de todas as vantagens que pode proporcionar em termos profissionais, o Trello pode, também, ser um grande aliado na organização do dia a dia, com uma lista de tarefas intuitiva e eficiente.

Outro ponto positivo do Trello é que não só funciona em smartphones e tablets, como também em PC, o que permite que qualquer membro de um projeto possa aceder com facilidade às tarefas e comunicar com o grupo.

Evernote

Se uma das reclamações sobre os blocos de notas, que vêm instalados por defeito nos smartphones, é o facto de não terem sido exatamente feitos para ajudar na organização pessoal, o mesmo não pode ser dito do Evernote. Com esta aplicação, é possível sincronizar listas, fotos, anotações e organizá-las da maneira que for mais conveniente.

Além disso, também podem definir datas para cada anotação, o que é uma grande ajuda para quando pensamos na realização de tarefas do dia a dia. Essa vantagem, combinada com a organização por meio de etiquetas, faz com que o Evernote seja uma das aplicações mais eficientes nesse sentido.

Pomodoro Timer

Muitas vezes tudo o que precisamos é do mais simples ou, como é de costume dizer, menos é mais. O Pomodoro Timer segue exatamente essa linha de raciocínio: é tudo feito de forma fácil, mas que funciona muito bem.

A aplicação é baseada na técnica de gestão Pomodoro, criada no fim dos anos 1980 e difundida principalmente nas últimas duas décadas. O método é simples: trabalha-se de maneira intensa durante 25 minutos e, depois, descansa-se cinco minutos, de modo intercalado. É um ciclo que funciona para muitos, uma vez que faz com que mente e corpo trabalhem sempre no máximo.

Ainda que não seja propriamente fácil perceber qual é a melhor forma de usar o smartphone para a organização pessoal, a boa notícia é que as opções são muitas. Basta fazer uma comparação para poderem decidir qual é a melhor aplicação para ser usada em cada caso. E isso, com certeza, será valioso.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,031FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
788SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

ElevateMe. Nova app permite chamar o elevador e selecionar o piso através do smartphone

Mas como é óbvio, somente é compatível com uma gama específica de elevadores.

Não, a Samsung não está a oferecer o novo Galaxy S21

Está a circular um email que quer burlar os utilizadores.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – The Longing (Nintendo Switch)

Uma experiência única sobre a passagem do tempo e o nosso lugar enquanto jogadores.

Netflix vai adaptar para inglês o filme sensação mexicano Nosotros Los Nobles

Nosotros Los Nobles é uma comédia mexicana baseada na peça El Gran Calavera.

Análise – Nier Replicant ver.1.22474487139… (Xbox One)

Uma fantástica e emocional jornada que requer as expectativas no sítio, especialmente para quem chega aqui depois de Nier Automata.