Um serviço esperado por milhões de utilizadores, mas que as operadoras podem não ter ainda ativo.
O iOS 18, a versão mais recente do sistema operativo da Apple para o iPhone que foi oficialmente lançada no início desta semana, promete um conjunto de melhorias e novos recursos para os smartphones. Entre eles temos um especialmente importante, que é o suporte para Rich Communications Services (RCS) na aplicação de Mensagens.
Para quem não sabe, o RCS foi projetado para substituir o SMS e o MMS. Ao contrário do iMessage da Apple, este novo protocolo funciona dentro da sua aplicação de mensagens padrão, oferecendo recibos de leitura e indicadores de pressing do ecrã em tempo real. No entanto, a ativação desse recurso requer a intervenção da vossa operadora, e sem isso não poderão beneficiar do mesmo, mesmo que o vosso iPhone seja tecnicamente capaz de suportá-lo.
Com o serviço ativo, os utilizadores do iPhone podem enviar imagens e vídeos de alta qualidade para utilizadores de equipamentos Android e vice-versa. Ou seja, acabaram-se as imagens fortemente compactadas ao serem enviadas entre esses dois sistemas operativos.
Mas como ativar o RCS no iPhone?
Para ativarem o RCS, primeiro precisam de atualizar o vosso iPhone para o iOS 18. Em seguida, podem ativar o mesmo seguindo as seguintes etapas:
- Abrir as Configurações
- Tocar em Aplicações
- Escolher mensagens
- Selecionar Mensagens RCS em Mensagens de texto
- Em seguida, ativar a opção ao lado de Mensagens RCS
Se a vossa operadora ainda não oferece esse suporte, terão que esperar até que isso aconteça. Lembrem-se que isto só é possível com o iOS 18, que já está disponível desde o início desta semana para o iPhone XR e mais recentes.