Comissão Europeia proíbe exportação de presas antigas de marfim em bruto

E é já a partir do próximo dia 1 de julho. Nessa data, a Comissão Europeia passa a proibir a exportação de marfim em bruto, ou seja, os Estados-membros da União Europeia (UE) deixam de emitir documentos de exportação para o marfim, exceto em casos de estudos educativos ou científicos.

A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, também conhecida como Convenção de Washington ou CITES, declarou, em 1990, proteção máxima aos elefantes. Nesse mesmo ano, o comércio internacional de marfim foi proibido. No entanto, a UE permitia a comercialização do marfim antes desse ano.

Fica a saber que, entre 2010 e 2012, 100 mil elefantes africanos foram vítimas de caçadores furtivos devido às suas valiosas presas de marfim. O marfim contrabandeado, que parte de África até chegar à Ásia, tem de passar pela Europa ou Médio Oriente até chegar ao destino. E a verdade é que, nos últimos anos, países como Alemanha, Suíça ou Emirados Árabes Unidos têm feito apreensões de marfim nos seus aeroportos.

No ano passado, a China anunciou que iria proibir o comércio de marfim até ao final de 2017. Já nos Estados Unidos da América, mais especificamente no estado da Califórnia, o comércio de marfim é proibido desde 1 de julho de 2016. A pouco e pouco, o tráfico de marfim está cada vez mais perto do fim, permitindo assegurar a sobrevivência das populações de elefantes.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,468FansCurti
4,047SeguidoresSeguir
536SeguidoresSeguir

Relacionados

Portugal suspende todos os voos de e para fora da União Europeia a partir desta quarta-feira

Era algo que se pedia e que finalmente acontece para este combate à COVID-19. "A partir das...
- Publicidade -

Mais Recentes

Glovo vai chegar a Santarém em breve

Tudo indica que essa expansão vai acontecer ainda este mês.

Bilhetes para a Festa do Avante! já estão à venda

A chamada EP (Entrada Permanente) dá acesso aos três dias de festa. Os bilhetes diários só poderão ser adquiridos nos próprios dias da realização do evento.

Burger Wheels. Nova hamburgueria de Setúbal inaugura a 9 de junho

Para já irá funcionar somente através do Uber Eats. No futuro, quando a pandemia de COVID-19 acalmar, o espaço irá abrir ao público.