Começou a empreitada para adequação do layout da Estação de Mato Miranda

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O investimento para incrementar a capacidade da via é de 20 milhões de euros.

A Infraestruturas de Portugal deu hoje início à empreitada Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente), no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento.

Com um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de 540 dias, esta empreitada tem como objetivo eliminar constrangimentos de capacidade a nível da infraestrutura, que condicionam a carga máxima rebocada, e potenciar as condições de exploração através da adaptação de estações de resguardo, de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento de 750m.

O troço a intervencionar atravessa os concelhos de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento, e compreende três subtroços da Linha do Norte entre a Estação de Vale de Figueira e a Estação de Entroncamento:

  • Subtroço 1: após a Estação de Vale de Figueira, entre os quilómetros 84,266 e 85,167;
  • Subtroço 2: em Mato Miranda, aproximadamente entre os quilómetros 93,740 e 95,236;
  • Subtroço 3: entre a Estação de Riachos e a Estação de Entroncamento, entre os quilómetros 102,129 e 104,757.

A empreitada para adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente) inclui um vasto conjunto de trabalhos dos quais se destacam:

  • Intervenções em Mato Miranda, com a construção de duas linhas de resguardo com comprimento útil de 750m;
  • Adaptação das instalações de Retorno da Corrente de Tração, Terras de Proteções (RCT+TP);
  • Supressão de uma passagem de nível, construção de uma passagem superior pedonal, de um desnivelamento superior rodoviário e de uma passagem inferior agrícola;
  • Construção da Linha Mãe de Ramais do lado da VA, entre Riachos e Entroncamento;
  • Instalação de 18 AMV’ s e levantamento de 10 AMV’ s.

Esta empreitada está inserida no programa Ferrovia 2020 que inclui atuações em vários corredores da Rede Ferroviária Nacional, entre eles o Corredor Norte / Sul – Linha do Norte.

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