Começar a vender na Amazon em 2021: Dicas para iniciantes

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A Amazon é um marketplace global que permite envios de e-commerce para produtos novos e usados, tendo, atualmente, mais de um milhão de vendedores ativos.

vender na Amazon

Para entendermos a magnitude do seu negócio, vejamos alguns dados: a Amazon está atualmente avaliada em 570 biliões de dólares, as suas ações cresceram 60% em 2020 e o seu CEO, Jeff Bezos, é considerado o homem mais rico do mundo.

De acordo com um estudo da Wunderman Thompson Commerce (WTC), sobre onde os compradores online iniciam a pesquisa com intenção de comprar um produto, a Amazon surge com 63% dos casos, enquanto que 48% optam pelos motores de pesquisa, como Google, 33% nos sites dos vendedores e 25% noutros marketplaces.

vender na Amazon

Números que mostram que a Amazon é, sem dúvida, uma das mais poderosas ferramentas de vendas online para fazer crescer qualquer negócio de venda de produtos. No seu marketplace, são exigidos artigos que tenham valor para o consumidor e que este se sinta seguro ao comprá-los.

Caso pretendam começar a vender os vossos produtos através do marketplace da Amazon, fiquem com os seguintes pontos neste guia para iniciantes.

Guia para começar a vender na Amazon

O registo

Existem dois planos na Amazon – individual e profissional -, para que possam ajustar o serviço às vossas necessidades e soluções de e-commerce. O plano individual custa 0.99 dólares por venda, enquanto o plano profissional custa 39.99 dólares/mês, sendo que nesta mensalidade não há limite de produtos vendidos nos seus envios de e-commerce.

O plano individual pode ser o melhor para cada um de vós se, na vossa estratégia e soluções de e-commerce, planeiam vender menos de 40 unidades por mês. Já o plano profissional terá vantagens se já tiverem uma integração de envios para lojas online a funcionar bem e se já são vendedores bem estabelecidos no mercado.

Criar conta

Para criarem uma conta, precisam de providenciar as vossas informações pessoais, dados de empresa (se for caso disso), aceitar o contrato do consumidor, preencher o formulário com informações comerciais, tributárias e sobre o vosso cartão de crédito. A Amazon exige os seguintes documentos para abrir conta: cópia de passaporte, cópia de carta de condução e extrato bancário da empresa com os respetivos dados. A partir daí, estão quase prontos para os envios de e-commerce.

Colocar produtos

Quando a vossa conta for aprovada pela Amazon, terão acesso ao Seller Central, central de gestão onde poderão incluir os produtos que querem vender e monitorizar as vendas, fazer a gestão do stock e configurar pagamentos – soluções de e-commerce na palma da mão. Depois, terão apenas que criar uma listagem de produtos ou, então, indexá-los de forma individual.

Vender

As descrições de produto são muito importantes para fazer funcionar este método de envio para a vossa loja online. Os detalhes do produto devem conter um bom título, imagens otimizadas, as diferentes opções disponíveis (cor, tamanho, etc), um copy apelativo e descrição com as palavras-chave certas para que o vosso produto seja encontrado.

Enviar

Podem assumir os vossos envios da Amazon e optar por plataformas onde podem comparar os vários serviços de envio de encomendas e transporte de entregas, como a solução de e-commerce Packlink. Através de uma simples integração com a Amazon, terão a gestão dos vossos pedidos numa única plataforma. A vantagem de utilizar uma plataforma como a Packlink é que poderão integrá-la de forma simples e rápida com outros marketplaces (eBay, AliExpress, Etsy, etc) ou com outras plataformas de comércio eletrónico (Magento, WooCommerce, Shopify, etc).

No entanto, poderão sempre optar pelos serviços da Amazon FBA (Fulfillment by Amazon).

Publicidade, promoções e descontos

Existem três tipos de publicidade acessíveis através do Seller Central: Produtos patrocinados, marcas patrocinadas e Lojas da Amazon. Quanto aos descontos, há vários que podem ser aplicados: Desconto sobre o preço de venda, envios de e-commerce grátis e oferta de um produto na compra de outro.

Avaliações

A experiência do utilizador é fundamental na Amazon e as avaliações – conteúdo gerado pelos utilizadores – são uma preciosa ferramenta, independentemente do método de envio para a vossa loja online que possam vir a escolher.

As avaliações beneficiam tantos clientes, como vendedores. Cuidem do vosso negócio de forma a terem as melhores avaliações – sejam sempre honestos e educados. Quaisquer que sejam as soluções de e-commerce pelas quais optem, lembrem-se deste pequeno grande pormenor das vendas online.

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