O tempo de viagem? Inferior a duas horas.
Atualmente, fazer a viagem de comboio entre Badajoz e Lisboa demora quase cinco horas, com transbordos. Mas em 2024 a realidade pode ser completamente diferente.
De acordo com o que foi anunciado pelo primeiro-ministro António Costa, durante a Cimeira Ibérica que decorreu em Lanzarote, o comboio rápido entre Badajoz e Lisboa estará a funcionar já em 2024. Com esta novidade, o tempo de viagem será reduzido para menos de duas horas – 1h50, para sermos mais específicos.
Esta redução de viagem será possível graças à nova via entre Évora e Elvas, com uma extensão de 90 quilómetros, que irá permitir esta ligação direta. No entanto, poucos são os que acreditam que o comboio rápido estará a funcionar já no próximo ano.
Na verdade, a plataforma luso-espanhola Sudoeste Ibérico en Red, criada em 2017, não acredita que o prazo seja cumprido, até porque, após terminar as obras, será necessário algum tempo para testar a segurança da nova infraestrutura. Contudo, e embora descartem o ano de 2024, acredita-se que, até 2026, esse comboio estará em funcionamento.
Também a plataforma Milana Bonita duvida do prazo avançado por António Costa, até porque existem obras ainda por realizar, tanto em Portugal como em Espanha.