ColRobot vai ser apresentado no Porto

O ColRobot foi desenvolvido com o objetivo de ser aplicado nas áreas da indústria automóvel e da indústria aeroespacial. A apresentação, marcada para a próxima terça-feira, dia 22 de janeiro, nos laboratórios do Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) no Porto, vai ser feita numa viatura da marca Renault, parceira no projeto.

- Publicidade -

O ColRobot é o resultado de um projeto europeu que visava desenvolver soluções robóticas para serem aplicados nas indústrias automóvel e aeroespacial e teve um orçamento de 4,3 milhões de euros. O projeto combina tecnologia de ponta com requisitos do utilizador para aplicar em processos de montagem, ou seja, o ColRobot funciona como uma terceira mão que auxilia o trabalhador, entregando ferramentas, peças ou segurando objetos enquanto o trabalhador executa tarefas. O robô é ainda capaz de se mover autonomamente pela fábrica.

“O ColRobot vai ter um grande impacto nestas indústrias pelas tecnologias inovadoras que utiliza, desenvolvidas com foco no ambiente operacional nas principais indústrias europeias, por ter um sistema robótico colaborativo e seguro, por ajudar a melhorar a competitividade da produção europeia e por permitir uma produção flexível”, explica Germano Veiga, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC.

A robótica tem sido uma ferramenta cada vez mais útil para as indústrias num mercado onde sobrevive quem se adapta melhor e quem corresponde da forma mais rápida às exigências da atualidade. O ColRobot será uma ajuda preciosa pois está preparado para colaborar com mão-de-obra humana num espaço partilhado.

“Estamos perante um paradigma em que robôs e humanos tiram partido das capacidades de cada um, cognitivas no caso humano e de execução de tarefas repetitivas no que respeita aos robôs, sem haver necessidade de substituição”, conclui o investigador sénior do INESC TEC.

Texto: André Azevedo

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

The Underground Railroad, de Barry Jenkins, ganha trailer oficial

The Underground Railroad é baseada no romance de Colson Whitehead, vencedor do prémio Pulitzer.

Os novos portáteis da Huawei já estão à venda

Os MateBook D 15 estreia-se e o D 14 recebe novas características atualizadas.