A CNN é uma referência global de topo na informação rigorosa, livre e independente. Disso ninguém parece ter dúvidas. O que podem não saber é que, em breve, vai chegar uma versão portuguesa do canal.
A criação da CNN Portugal acontece graças a um “memorando de entendimento para um acordo de licenciamento entre o Grupo Media Capital e a CNN”, diz um comunicado. E apesar do canal ser programado e operado pela holding portuguesa, a própria CNN “fornecerá formação, consultoria e acesso a conteúdo de todo o portfólio da CNN”. No fundo, é uma parceria cujos moldes são semelhantes àqueles que deram origem à CNN Brasil.
Além disso, segundo avança o jornal ECO, este aparecimento da CNN Portugal servirá para substituir o canal de informação TVI24.
De resto, não existem mais detalhes que tenham sido revelados ao público. Para já, após a fase de discussão com as autoridades reguladoras e o cumprimento das atividades, sabe-se que “a Media Capital fornecerá todas as atualizações e informações sobre este projeto que prestigia Portugal e a língua portuguesa”.
E uma coisa é certa: com este acordo, abre-se um novo capítulo na história da televisão em Portugal.