Afinal de contas, estes contactos são de confiança, pois são do telemarketing da própria operadora.
Por esta altura, já saberão que, desde esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, a Vodafone Portugal foi alvo de um ataque informático que deixou o seu serviço uma lástima. Os primeiros relatos começaram a surgir nas redes sociais, com os clientes a queixarem-se que não conseguiam fazer chamadas, usar os dados móveis ou enviar SMS. Nem sequer usar o serviço de televisão.
Ao final de segunda-feira, a operadora lá se pronunciou: “A Vodafone informa que está a trabalhar para identificar e solucionar os problemas técnicos que afetam a sua rede, essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de Televisão. Não sendo generalizada, a falha técnica está a impactar uma percentagem significativa de clientes, pelo que a Vodafone lamenta desde já os incómodos causados.”
Duas horas depois, uma atualização: “A Vodafone informa que os esforços das equipas envolvidas possibilitaram a recuperação progressiva dos serviços de voz móvel a partir das 22h, embora se continuem a verificar algumas perturbações nas ligações com destino a outros operadores. As comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro. A nossa prioridade máxima continua a ser o garante da reposição da totalidade dos serviços e a esta data não estamos em condições de adiantar explicações para a origem do mesmo nem uma previsão sobre a sua total resolução.”
Finalmente, num outro curto comunicado, e já no dia seguinte, a Vodafone lá confirmou o ataque informático: “A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.
“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira”, disse a operadora.
Uma última atualização da Vodafone dá conta de que a operadora “iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição. Este arranque está de momento condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de Clientes. O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos Clientes”.
Tudo isto foi tornado público pela operadora. Ora, está a acontecer um fenómeno estranho: a criação de contactos aleatórios nos clientes Vodafone que usam iOS, isto é, o sistema operativo dos iPhones.
De acordo com relatos que estão a ser partilhados nas redes sociais, assim como no WhatsApp, esta “falha” começou a criar diversos contactos nos iPhones, com números aleatórios a ficarem guardados com o nome Vodafone.
Ao que consta, esta situação está associada à app My Vodafone. Isto é, quem tentar entrar na aplicação, e der erro, verá que irão surgir esses contactos aleatórios guardados no equipamento.
De acordo com os testemunhos, esta é uma “falha” que está a afetar somente o iOS, com utilizadores Android a não registarem o erro. Deste lado tentámos replicar a experiência, mas a app nem sequer carrega e não surge qualquer página de erro. Verificámos os nossos contactos e não aparecem, no nosso equipamento Android, nenhum número registado com o nome Vodafone.
Atualização: Entretanto, a Vodafone já esclareceu que estes números são oficiais, pertencendo a uma funcionalidade na app My Vodafone que permite que os clientes identifiquem a origem do número chamador associado a campanhas de marketing.
“A Vodafone esclarece que os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone. Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing”, adianta a operadora, em comunicado.
O objetivo da gravação destes contactos, diz a operadora, é “dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone”. Por outras palavras, os números que têm surgido nas redes sociais são, mesmo, da própria Vodafone.
Não estou a conseguir receber chamadas, e nem entrar no my vodafone