Funcionalidade da My Vodafone cria contactos da operadora no iOS, mas sem que os clientes saibam

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Afinal de contas, estes contactos são de confiança, pois são do telemarketing da própria operadora.

Por esta altura, já saberão que, desde esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, a Vodafone Portugal foi alvo de um ataque informático que deixou o seu serviço uma lástima. Os primeiros relatos começaram a surgir nas redes sociais, com os clientes a queixarem-se que não conseguiam fazer chamadas, usar os dados móveis ou enviar SMS. Nem sequer usar o serviço de televisão.

Ao final de segunda-feira, a operadora lá se pronunciou: “A Vodafone informa que está a trabalhar para identificar e solucionar os problemas técnicos que afetam a sua rede, essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de Televisão. Não sendo generalizada, a falha técnica está a impactar uma percentagem significativa de clientes, pelo que a Vodafone lamenta desde já os incómodos causados.”

Duas horas depois, uma atualização: “A Vodafone informa que os esforços das equipas envolvidas possibilitaram a recuperação progressiva dos serviços de voz móvel a partir das 22h, embora se continuem a verificar algumas perturbações nas ligações com destino a outros operadores. As comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro. A nossa prioridade máxima continua a ser o garante da reposição da totalidade dos serviços e a esta data não estamos em condições de adiantar explicações para a origem do mesmo nem uma previsão sobre a sua total resolução.”

Finalmente, num outro curto comunicado, e já no dia seguinte, a Vodafone lá confirmou o ataque informático: “A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira”, disse a operadora.

Uma última atualização da Vodafone dá conta de que a operadora “iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição. Este arranque está de momento condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de Clientes. O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos Clientes”.

Tudo isto foi tornado público pela operadora. Ora, está a acontecer um fenómeno estranho: a criação de contactos aleatórios nos clientes Vodafone que usam iOS, isto é, o sistema operativo dos iPhones.

De acordo com relatos que estão a ser partilhados nas redes sociais, assim como no WhatsApp, esta “falha” começou a criar diversos contactos nos iPhones, com números aleatórios a ficarem guardados com o nome Vodafone.

Ao que consta, esta situação está associada à app My Vodafone. Isto é, quem tentar entrar na aplicação, e der erro, verá que irão surgir esses contactos aleatórios guardados no equipamento.

De acordo com os testemunhos, esta é uma “falha” que está a afetar somente o iOS, com utilizadores Android a não registarem o erro. Deste lado tentámos replicar a experiência, mas a app nem sequer carrega e não surge qualquer página de erro. Verificámos os nossos contactos e não aparecem, no nosso equipamento Android, nenhum número registado com o nome Vodafone.

Atualização: Entretanto, a Vodafone já esclareceu que estes números são oficiais, pertencendo a uma funcionalidade na app My Vodafone que permite que os clientes identifiquem a origem do número chamador associado a campanhas de marketing.

“A Vodafone esclarece que os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone. Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing”, adianta a operadora, em comunicado.

O objetivo da gravação destes contactos, diz a operadora, é “dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone”. Por outras palavras, os números que têm surgido nas redes sociais são, mesmo, da própria Vodafone.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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