Circulação de comboios da CP suspensa entre Cais do Sodré e Algés nos próximos dois fins de semana

- Publicidade -

Ou seja, nos dias 24 e 25 de fevereiro, bem como a 2 e 3 de março.

No âmbito das obras de modernização da Linha de Cascais que se encontram a decorrer e da expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, convém terem em conta que, nos fins-de-semana de 24-25 de fevereiro e de 02-03 de março, haverá suspensão da circulação de comboios da CP, na Linha de Cascais, entre o Cais do Sodré e Algés. Já a circulação de comboios do Metropolitano de Lisboa não será afetada.

Esta interdição de circulação de comboios da CP entre Cais do Sodré e Algés terá início às 23h do dia 23 de fevereiro e terminará às 02h do dia 26 de fevereiro. No fim-de-semana seguinte, a interdição será em moldes idênticos, ou seja, iniciar-se-á às 23h do dia 1 de março e terminará às 02h do dia 4 de março.

Estas interrupções nestes dois fins-de-semana prendem-se com a construção da linha Circular do Metropolitano de Lisboa, que envolve a construção de um novo túnel para ligação da nova estação Santos à atual estação Cais do Sodré que será efetuada em técnica de escavação a céu aberto, situação que implicará a realização de alterações provisórias do traçado da Linha de Cascais.

Dada a tipologia do local, trata-se de uma zona da cidade com vários desafios de ordem técnica e de infraestruturas, incluindo ao nível do subsolo, que exigem uma intervenção com a maior segurança e rigor que não será compatível com a circulação dos comboios da CP.

A realização destes trabalhos prende-se, igualmente, com a construção de um novo átrio (poente) na estação Cais do Sodré do Metropolitano de Lisboa, com dois acessos diretos à superfície para a plataforma da CP, que permitirão um aumento do escoamento dos clientes do Interface do Cais do Sodré, onde operam o Metro, CP, CARRIS e Transtejo, com todas as vantagens de fluidez e segurança, melhorando a qualidade do serviço prestado e proporcionando um aumento da intermodalidade entre os diversos operadores de transporte.

Tendo em conta esta suspensão do serviço da CP, serão implementadas algumas medidas para minimizar os constrangimentos. A saber:

  • Implementação de circuito alternativo em autocarros, no trajeto Cais do Sodré/Algés e inverso: Partida da paragem dedicada à CP no Cais do Sodré, Praça Duque da Terceira (frente à Gelataria Fiori), via 24 Julho/Avenida da India, com paragem em Santos, Alcântara-Mar, Belém; Chegada/partida em Algés, no Largo da Estação (terminal rodoviário, junto à Av. Marginal).
  • Implementação de circuito direto em autocarros entre o Cais do Sodré/Algés e inverso nos seguintes moldes: A – Sábados e domingos; B – Horário: das 10h às 20h; C – Partida do Cais do Sodré: Rua da Cintura ao Porto de Lisboa (lado rio), após a Estação Fluvial; D – Partida de Algés: Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, frente à entrada principal do IPMA
  • Carreiras da Carris que poderão ser utilizadas: A – Para circulação junto às estações da CP: 15 E, 751, 714, 728, 727, 732, 201 (rede da madrugada); B – De Algés/Belém para o centro da cidade: 723, 729, 750, 751, 727, 728
  • Aos clientes CP, com passe Navegante válido para o percurso Cais de Sodré/Algés, recomenda-se a utilização do elétrico 15E. Paragem da Carris no Cais do Sodré (lado terra), e no Jardim de Algés, na Praça 25 de abril.

No serviço rodoviário de substituição, os tempos de trajeto podem variar em função das condições de trânsito. Entre o Cais do Sodré e Algés, não é garantida a ligação aos comboios de horário, exceto ao último comboio da noite, com partida de Algés às 02h05. Os autocarros ao serviço da CP estarão identificados e estarão equipados com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, não sendo permitido o transporte de bicicletas. O transporte de animais de companhia de pequeno porte é permitido se o animal viajar acondicionado em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados