Atenção, há um novo email falso a circular em nome do SAPO

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Pois é, mais uma burla relacionada com o surto de COVID-19. Ainda esta semana demos conta de uma SMS falsa que se faz passar como sendo enviada pelo Continente (entretanto os nomes de outros supermercados estão a ser utilizados) e, agora, surge um novo email falso que nos quer fazer acreditar que temos um reembolso qualquer para receber.

Mas não passa de mais um esquema para enganar os mais distraídos. É phishing. Portanto, já sabem, se receberem um email duvidoso, apaguem-no no imediato. Não carreguem em nenhum dos links que surgir nestas mensagens.

Como identificar que é um email falso e que não é, de facto, enviada pelo SAPO?

É fácil. Primeiro, devem verificar logo qual é o remetente. Neste caso, o endereço é covid-19@reembolso.pt, estando identificado como SAPO Reembolso, para ver se dá mais credibilidade.

Ora, isto não faz sentido nenhum. Porque é que o SAPO haveria de enviar um email através de um endereço que termina em reembolso.pt? Exato, não há qualquer ligação aqui.

Além disso, e como podem ver pelas imagens aqui em cima, o email contém erros ortográficos, demostra falta de pontuação e está escrito como se fosse direcionado ao Brasil.

Adicionalmente, segundo podem ler na primeira imagem, o email fala em “últimas cálculos das suas contas”, mas não refere quais as contas. Além disso, fala em que podemos receber um reembolso de 52,56€, mas, se clicarmos onde diz “consulte os procedimentos a seguir”, seremos remetidos para uma página que nos pede… os dados do cartão de crédito.

Ou seja, burla. Não só ninguém vos fará qualquer reembolso, como se colocarem os dados do vosso cartão de crédito serão burlados em 52,56€.

Portanto, se receberem algum email deste tipo, já sabem o que têm de fazer: apagar no imediato.

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