Todo o cinema português será digitalizado e todas as salas de cinema de Portugal receberão máquinas digitais de projeção

Por outras palavras, vai ser possível ver qualquer filme português em qualquer ponto do país.

cinema português digital
- Publicidade -

O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, anunciou esta semana que todo o cinema português será digitalizado e todas as salas de cinema do País receberão máquinas digitais de projeção, através das verbas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência.

O objetivo? “Ter todo o cinema disponível em todos os sítios, em todas as salas de todo o País.”

O Plano de Recuperação e Resiliência destina 243 milhões de euros ao setor da Cultura, sendo 150 milhões de euros para a requalificação do património e 93 milhões para redes culturais e transição digital.

Nesta última vertente, o PRR prevê a “modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais” como teatros, cineteatros, cinemateca, museus, centros de arte, bibliotecas, Torre do Tombo, Biblioteca Nacional, laboratórios de conservação e restauro, Arquivo Nacional da Imagem em Movimento e a instalação do Arquivo Nacional do Som.

“Onde houver salas haverá equipamento digital e haverá possibilidade de ver património da Cinemateca”, disse Nuno Artur Silva.

A preservação, restauro, digitalização e divulgação do património fílmico português são quatro das missões da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em particular através do Arquivo Nacional da Imagem em Movimento e do laboratório de restauro fílmico, único na Península Ibérica.

A modernização das salas de espetáculos, referida pelo Secretário de Estado, será articulada também com a Rede de Teatros e Cineteatros, criada em 2019 e que está em processo de concretização.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Cerca de 80% dos profissionais do cinema português ficaram sem qualquer tipo de retribuição

Os resultados são de um inquérito realizado pela APC aos seus associados.

Cinemas NOS Alvaláxia vão ter uma sala dedicada ao cinema português

A novidade foi avançada na semana passada, aquando da realização da 4ª edição dos Encontros do Cinema Português, organizado...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.