fbpx

Ciclo de cinema em Monserrate encerra com Spielberg e Hitchcock

O fim de semana começa com O Feiticeiro de Oz (1939), na sexta-feira, 24 de agosto, às 21h30, no Relvado de Monserrate. Poucos serão os que não conhecem este clássico do cinema que conta a história de Dorothy, uma menina do Kansas cuja casa é arrastada pela força de um tornado.

A jovem dos sapatos vermelhos ascende ao mundo de Oz, onde há fadas e bruxas, espantalhos e homens de lata que pensam e se mexem, e um leão cobarde em busca da coragem que lhe falta. Este é um grandioso musical com uma profundidade nada inocente ou infantil.

E se Dorothy ansiava retornar a casa (“there’s no place like home”), o protagonista do filme de sábado, 25 de agosto, partilha o mesmo desejo – “phone home”, repete E.T., às 21h30, quando for projetado na tela gigante do Relvado de Monserrate o filme E.T., O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg.

Neste filme, há bicicletas que voam, naves espaciais que aterram e partem e um extraterrestre que se passeia entre os humanos em noite de Halloween. E se o céu da serra de Sintra o permitir e as nuvens se ausentarem, nesta noite, E.T., O Extraterrestre será visionado tendo a lua cheia como companhia.

Ainda no sábado, à meia-noite, há uma Sessão Mistério no Auditório do Palácio. O filme-surpresa será revelado apenas no momento.

O ciclo de cinema prossegue no domingo à tarde. No dia 26 de agosto, às 16h, miúdos e graúdos podem assistir ao filme O Filho da Selva” (1942). Esta é a primeira adaptação dos célebres Livros da Selva, coletânea de pequenas histórias escritas por Rudyard Kipling, cujo cenário é a Índia.

O Filho da Selva tem como personagens principais o menino-selvagem Mowgli (adotado e criado por uma alcateia de lobos), a serpente Kaa, a pantera Bagheera, o tigre Shere Khan e o elefante Hathi, entre outros. Este clássico tem a particularidade de ter sido filmado em cenários reais, com atores e animais de carne e osso (pelo menos, na sua maioria).

A segunda edição de Esplendor na Relva fecha com chave de ouro no Relvado de Monserrate, no domingo, 26 de agosto, às 21h30, com Os Pássaros (1963). Este é um dos mais conhecidos filmes de Alfred Hitchcock e um dos títulos mais pessoais e icónicos de toda a sua obra.

Quando Melanie Daniels chega a Bodega Bay, atrás do solteiro Mitch, é inexplicavelmente atacada por uma gaivota. Repentinamente, milhares de pássaros reúnem-se na cidade, atacando os habitantes. Mitch e Melanie vão lutar pelas suas vidas, contra uma força mortífera inexplicável e que não pode ser detida, num dos mais aterrorizadores filmes de Hollywood, onde a vingança da natureza é devastadora.

O ciclo de cinema não fica completo sem os momentos musicais com Raúl Pinto que, de sexta a domingo, das 20h às 21h30, na Sala da Música, estará ao piano a interpretar temas relacionados com os filmes do programa.

O ciclo Esplendor na Relva decorre até 26 de agosto no Parque e Palácio de Monserrate, em Sintra. São várias obras-primas do cinema do século XX para ver, muitas delas à noite e ao ar livre, numa experiência única que coloca a atmosfera dos filmes a fundir-se com o cenário natural da serra de Sintra.


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Vem aí um filme sobre a vida de Madonna

E o guião está a ser desenvolvido pela própria.

Festival Muscarium 2020 acontece em Sintra este mês

A edição de 2020 do festival MUSCARIUM aposta numa programação maioritariamente nacional.

Filme sobre Salgueiro Maia chega aos cinemas em abril de 2021

Depois da retoma das gravações, já sabemos o dia de estreia nas salas portuguesas.

13.ª Festa do Cinema Italiano vai mesmo realizar-se este ano

Será em novembro, em mais de 10 cidades portuguesas.
- Publicidade -

Mais Recentes