fbpx

CineEco Seia: Festival de cinema de ambiente está de regresso

Está marcada mais uma edição do CineEco Seia. Entre 13 e 20 de outubro, o Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela volta a trazer à cidade e ao país uma seleção de filmes que refletem sobre o lugar do homem, da economia e da acção individual nas temáticas de preservação ambiental.

Debaixo do tema dos quatro elementos, a seleção oficial para as secções de competição internacional propõe 50 filmes que são uma visão para algumas das práticas e vozes que inspiram a mudança por todo o mundo. Da arquitetura sustentável, à economia colaborativa, da desconstrução de rotinas à denúncia de algumas das mais poluidoras indústrias mundiais, são vários os temas que servem de ponto de partida para a reflexão rumo à mudança, razão essencial do festival e do seu compromisso com a sensibilização pela cultura.

A abrir o festival, um dos grandes filmes ambientalistas de 2018, Mentiras Verdes, de Werner Boote, estreado no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Um filme que mapeia as relações entre a economia e a ecologia, que discute e revela os erros de políticas das empresas relativamente aos produtos verdes e promove a necessidade de um consumo e gestão sustentável dos recursos para consumidores.

A concurso pelo grande prémio da Competição Internacional de Longas Metragens estarão 10 filmes filmados por todo o globo. No que toca à programação nacional e de língua portuguesa, assim como os restantes filmes em competição nas diferentes secções do festival, serão anunciados nos próximos meses.

1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente

O CineEco 2018, em colaboração com a Green Film Network (GFN) e a Turismo do Centro, vai organizar, ainda, o 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente. Esta iniciativa tem já assegurada a presença de 37 diretores de festivais de cinema de ambiente de todo o mundo, além de outros reputados oradores internacionais.

O objetivo será o de reunir os 40 festivais de cinema ambiente mais importantes do mundo, com vista a reforçar os laços e promover o debate e a reflexão sobre a importância das plataformas audiovisuais que promovem mudanças sociais e de sustentabilidade. O fórum pretende, ainda, contribuir para uma maior profissionalização dos festivais e organizar uma reunião geral para discutir questões comuns dos festivais.

O CineEco 2018 é organizado, como habitualmente, pelo município de Seia, e cumpre este ano a sua 24ª edição. É, por isso, um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo e integra a Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais, da qual é igualmente membro fundador e da direção da mesma. O CineEco 2018 conta com o apoio da Águas de Portugal e da LIPOR, parceiros que, este ano, atribuem prémios especiais.


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,788FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
631SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

24ª edição do CineEco premeia “Utopia Revisitada”

Terminou hoje, em Seia, a 24ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela...

CineEco organiza 1º Encontro Mundial de Festivais de Cinema Ambiental

A 24ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela começa já no próximo...
- Publicidade -

Mais Recentes