Ciberataque afeta serviços na rede Vodafone

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Têm existido problemas na rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

É normal, de vez em quando, surgirem alguns constrangimentos no que toca aos serviços oferecidos pelas operados de telecomunicações. Por norma, essas situações tendem a ficar resolvidas em algumas horas. Porém, se esses problemas se prolongarem ao longo do dia, e se estenderem para mais dias, aí é motivo de alarme.

É o caso da Vodafone Portugal, que confirma agora ter sido de alvo de um ciberataque. Durante esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, começaram a surgir vários relatos de clientes que tinham ficado sem acesso aos serviços. Não conseguiam fazer chamadas, usar os dados móveis ou enviar SMS. Nem sequer usar o serviço de televisão.

Ao final de segunda-feira, a operadora lá se pronunciou: “A Vodafone informa que está a trabalhar para identificar e solucionar os problemas técnicos que afetam a sua rede, essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de Televisão. Não sendo generalizada, a falha técnica está a impactar uma percentagem significativa de clientes, pelo que a Vodafone lamenta desde já os incómodos causados.”

Duas horas depois, uma atualização: “A Vodafone informa que os esforços das equipas envolvidas possibilitaram a recuperação progressiva dos serviços de voz móvel a partir das 22h, embora se continuem a verificar algumas perturbações nas ligações com destino a outros operadores. As comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro. A nossa prioridade máxima continua a ser o garante da reposição da totalidade dos serviços e a esta data não estamos em condições de adiantar explicações para a origem do mesmo nem uma previsão sobre a sua total resolução.”

Ressalve-se aqui, quando a Vodafone diz que não estava em condições de adiantar explicações para a origem do problema, nem uma previsão sobre a sua total resolução, o que indicava claramente que se tratava de um ataque informático.

E confirma-se. “A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”, diz a operadora em comunicado.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira.”

De resto, a operadora indica não tem “quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos” e que dará “informações sobre o estado do serviço à medida que a situação progrida”.

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