Cheeky Leeks, um fast food vegan no centro de Lisboa

- Publicidade -

Pensado para a rotina de quem não prescinde de um menu de boa comida saudável, rápido e a preços convidativos.

Uma simples pesquisa pelo Google e lá aparece: o Cheeky Leeks Veggie Burguers. Trata-se de um fast food com um colorido cardápio de hambúgueres 100% vegan confecionados com uma diversificada gama de ingredientes e apresentados em variados tipos de pão, a que se juntam acompanhamentos específicos e uma sugestão de bebidas a completar um menu de rápida confeção, mas saudável e pronto a consumir em qualquer lugar.

Com um logótipo simples e que os consumidores retêm facilmente na memória, este restaurante subordinado ao conceito vegan em formato de fast food situa-se desde maio de 2022 numa correnteza de estabelecimentos da Gomes Freire, em Lisboa, onde se destaca pelos deliciosos menus à base de hambúrgueres vegetarianos feitos com os melhores ingredientes e entregues, se for caso disso, à porta do consumidor.

À entrada deparamo-nos desde logo com um espaço simples, um ambiente acolhedor e informal. Trata-se de uma opção nada mal conseguida, se atendermos ao facto de que os proprietários dispõem, basicamente, de uma sala retangular subcomprida e profunda, que souberam decorar com perícia, num estilo entre o boémio e o ético sustentável. Desde os pequenos pormenores de um chic simples e contemporâneo, reforçado por duas cadeiras suspensas que lhe acrescentam descontração, à música ambiente, num mix sintetizado de hits dos anos 70, como suave pano de fundo, a Cheeky Leeks tem tudo para tirar um bom partido do espaço de que dispõe e do visualismo que oferece.

Na rua, o estabelecimento dispõe de uma modesta esplanada, em stand-by nesta época de chuvas e frios; interiormente, o espaço divide-se numa zona de pequenas mesas quadrangulares intimistas, seguidas de uma zona tipo balcão, de materiais sustentáveis, e, do lado oposto, um móvel de apoio em madeira, onde se encontra o tablet para fazer pedidos do menu, e as cadeiras suspensas almofadadas, já referidas, que fazem as delícias dos consumidores mais jovens. Ao fundo, situa-se o balcão de atendimento e a cozinha do chef, esta visível através de um elegante separador ripado em ângulo reto.

A acompanhar o visual linear do conjunto, iluminação suspensa de grande formato, para compensar a luminosidade mais acanhada dos dias de inverno.

Cheeky Leeks

Embora se trate de um estabelecimento não muito beneficiado pelas curtas vistas de edifícios situados logo do outro lado da estrada, bastante movimentada, o certo é que o Cheeky Leeks (Alho Malandro) conta com a enorme vantagem de estar inserido no coração citadino, a curtos passos de muito comércio e com toda uma envolvente zona residencial em volta.

Com a sua aposta em menus variados e saudáveis, a palavra de ordem deste restaurante é a qualidade e a rapidez de serviço: a par do funcionamento como restaurante convencional, as encomendas estão sempre a fluir, quer os pedidos na própria loja, como já dissemos, em tablets disponíveis para o efeito, quer para serviços de entrega.

Integrado num ambiente de bairro onde rivaliza ou completa outros restaurantes também de perfil vegan, o Cheeky Leeks destaca-se pelas refeições rápidas que não deixam de apresentar, sem dúvida, um baixo teor de açúcares e baixo teor de gordura saturada, informações que, aliás, acompanham o cardápio.

A aposta na acessibilidade digital incide num menu que se encontra disponível não só em formato físico, mas também na internet, quer seja através de uma breve pesquisa ou do QRCode que se encontra nas próprias mesas. Os visitantes podem navegar através do site, bastante simples e intuitivo, que fornece informação bastante sobre os ingredientes e, também, sobre os alergénicos.

O certo é que todos os menus são preparados ao pormenor, quer para consumo no local, tal como frequentemente acontece com os que são atraídos pela experiência, pelo convívio, ou, simplesmente, por uma refeição rápida no intervalo do almoço ou para saborear em casa, no fim de um dia de trabalho, ou noutro local. Nestes casos, podemos optar por um grab&go, fazendo o pedido e levantando a refeição no restaurante, ou encomendá-la recorrendo a serviço de entrega. Mas vamos ao que mais importa, nesta agradável experiência, a comida.

Começámos por uma experiência de degustação de algumas entradas, com um menu múltiplo composto de Cheeky Balls, deliciosas almôndegas, chamemos-lhe assim, confecionadas com húmus e pasta de amendoim; as Nori Chips, que se revelou de excelente paladar, graças ao especial sabor da alga nori frita e acompanhada por maionese de wasabi artesanal; e ainda uma especialidade ótima, com um maravilhoso sabor, as Fatias de raiz de lótus fritas com polme de milho, servidas com pickle de cebola roxa e maionese vegana caseira. 

Seguiu-se a trilogia Sliders, composta de três mini-hambúrgueres, com o Cheeky Tagus, com o hambúrguer de grão e cúrcuma com couve coração e sementes de abóbora, tem como topping cebola caramelizada, mayonese wasabie pão de beterraba; o Cheeeky Beets, de grão e beterraba, com pão de cúrcuma e molho de cogumelos, cebola tostada por cima; e o Cheeky Chic, hambúguer de inspiração francesa, feito de grão e quinoa, couve e cenoura fermentada, toping de amendoim e pão artesanal.

Em grande, experimentámos o Cheeky BBQ, aquele que é, de facto, o hambúrguer mais semelhante à carne que este espaço nos oferece. Trata-se de uma confeção de tofu e seitan com beterraba, toping de cebola caramelizada, molho de queijo da casa e pickles de pepino, servido, é claro, em pão vegan. Este delicioso prato vem acompanhado de batata frita doce salteada com orégãos e alguns apontamentos de salada fresca. Quanto às bebidas, experimentámos, para começar, um bom vinho a copo, sugerido pela sócia-gerente, que depois da degustação nos apresentou a respetiva garrafa: um vinho biológico, escolhido pela responsável do espaço, perfeitamente coadunado com o conceito geral do espaço.

Para quem não sabe, optar por um vinho biológico significa consumir um vinho cujo fabrico não implica o uso de qualquer aditivo químico; todo o processo de de fermentação é natural, além de que restantes passos de fabrico são inteiramente mecânicos. Saboreámos, assim, um tinto Vinha da Malhada, Organic Red Wine, de traço suave e aveludado, de 2020, produzido pela Quinta do Montalto.

Apreciámos também uma limonada com ingredientes 100% naturais, de que se destacava o travo da hortelã. A total ausência de açucares desafia sem dúvida os hábitos gustativos do consumidor comum, o que não significa que não haja, memso assim, algum apuramento a introduzir: um sabor menos disperso e mais intenso seria, quanto a nós, desejável.

Para sobremesa, finalmente, escolhemos uma intensa Tarte de chocolate com caramelo salgado, ótima para o tempo frio, apurada com tâmaras e sal, e fomos surpreendidos, ainda, por uma Tarte de maçã. Esta, embora ainda não conste do cardápio, integra além da maçã, a doçura qb de passas brancas e um aveludado molho de baunilha.

Evidentemente, há ainda toda uma variedade a descobrir: o Fresh Spring Roll, nas entradas; toda uma variedade de Burguers e Bunless, com acompanhamentos à escolha; as refrescantes saladas de cogumelos, tofu ou quinoa, acompanhadas de legumes e frutas; os bowls de açaí; passando por pratos mais concentrados, de estilo mais americano, que correspondem bastante à procura por visitantes mais jovens. Não esquecer que, no capítulo sobremesas, ainda se dispõe de Mousse de chocolate e uma versão de cheesecake, o Tofuscake, de tofu, como o nome indica, e uma calda de frutos vermelhos.

Está, assim, aprovado e apresentado na sua essência, este Cheeky Leeks que, de malandro, só tem o nome, já que pugna por uma oferta bastante clara e transparente de boa comida vegana, abrindo-se inclusive às opiniões dos utilizadores do espaço – um contributo e um pressuposto essenciais para qualquer negócio que, hoje em dia, queira apostar no crescimento sustentado e na reinvenção das suas melhores qualidades.

Localizado na Rua Gomes Freire 146B, o Cheeky Leeks está aberto de segunda a sexta, das 11h30 às 22h, e aos sábados das 16 às 22h. Para reservar ou mais informações, basta ligarem para o 932145851.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados