Esta escola na aldeia da Cerdeira ensina artes diversas

Cursos de tecelagem, talha em madeira, desenho e cartapesta fotográfica. Estes são apenas alguns dos cursos que vão começar a ser lecionados a partir de fevereiro na Cerdeira Arts&Crafts School, uma escola que tem como missão ressuscitar e dar uma vida a uma aldeia secular e à paisagem cultural envolvente.

Desde há muito que a aldeia da Cerdeira, a 9km da Lousã, deixou de ser um lugar quase abandonado, especialmente com a ajuda de Kerstin Thomas, artista que, desde 1988, mudou-se com a sua família para este recanto de Portugal.

Com o passar dos anos, a aldeia foi ganhando importância a nível internacional, especialmente a partir de 2006 com a primeira edição do encontro de artes anual “Elementos à Solta – Art Meets Nature”, um festival com exposições, workshops, palestras, conversas e música, focado essencialmente nas artes e ofícios de expressão contemporânea.

Com um festival de artes de sucesso, arrancou, em 2012, o projeto Cerdeira Village, um espaço de turismo rural ligado à criação e à formação artística, onde está incluída a Arts & Crafts School, que, nos seus cursos programados até setembro, tem formadores nacionais e internacionais de renome.

 

Para este ano, está prevista a uma grande variedade de cursos, do têxtil ao desenho, da talha em madeira à fotografia, todos leccionados por artistas profissionais e experientes como Guida Fonseca, Miguel Neto, Renato Costa e Silva, entre outros.

A nível de nomes internacionais, podemos contar com a presença de Masakazu Kusakabe, mestre ceramista japonês que concebeu o Sasukenei – forno sem fumo para cozedura de cerâmica a lenha -, e que regressa em agosto para um curso de cerâmica. Prevê.se uma semana intensa que incluirá a cozedura das peças de cerâmica a alta temperatura no forno sem fumo, para explorar e tirar partido de todo o potencial estético de uma cozedura a lenha.

Outra presença internacional de destaque é a de Peter Lanyon, britânico que vem ensinar a técnica de criar mobiliário em madeira verde (green wood working), onde os participantes poderão construir a sua própria cadeira.

Dependendo dos cursos, a duração dos mesmos é bastante variada, mas uma boa parte da oferta da Cerdeira Arts&Crafts passa pelos cursos de iniciação. Aqui, destacamos as Semanas Criativas, que permitem a participação em cursos variados de apenas 1 dia. A primeira terá lugar já na semana da Páscoa de 27 a 31 de março.

Quanto ao festival “Elementos à Solta – Art Meets Nature”, tem este ano a sua 13ª edição, a decorrer nos dias 2 e 3 de junho.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,468FansCurti
4,048SeguidoresSeguir
535SeguidoresSeguir

Relacionados

Tomorrowland Around The World. Vem aí a primeira edição totalmente digital do conhecido festival

Acontece já a 25 e 26 de julho e o cartaz será divulgado a 15 de junho. Mas este evento não é gratuito.

Bad Bunny, Meduza, ProfJam e Bispo reconfirmados no 24º MEO Sudoeste

São os primeiros nomes a assegurar presença na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar.

FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema aposta no cinema drive-in

E vai ter edições simultâneas em Espinho, Porto e Lisboa.
- Publicidade -

Mais Recentes

Bilhetes para a Festa do Avante! já estão à venda

A chamada EP (Entrada Permanente) dá acesso aos três dias de festa. Os bilhetes diários só poderão ser adquiridos nos próprios dias da realização do evento.

Burger Wheels. Nova hamburgueria de Setúbal inaugura a 9 de junho

Para já irá funcionar somente através do Uber Eats. No futuro, quando a pandemia de COVID-19 acalmar, o espaço irá abrir ao público.

Crítica – I May Destroy You (Temporada 1)

A HBO está prestes a lançar mais uma série moderna e explosiva que decompõe na perfeição uma temática sensível: o "consentimento sexual".