Esta escola na aldeia da Cerdeira ensina artes diversas

Cursos de tecelagem, talha em madeira, desenho e cartapesta fotográfica. Estes são apenas alguns dos cursos que vão começar a ser lecionados a partir de fevereiro na Cerdeira Arts&Crafts School, uma escola que tem como missão ressuscitar e dar uma vida a uma aldeia secular e à paisagem cultural envolvente.

- Publicidade -

Desde há muito que a aldeia da Cerdeira, a 9km da Lousã, deixou de ser um lugar quase abandonado, especialmente com a ajuda de Kerstin Thomas, artista que, desde 1988, mudou-se com a sua família para este recanto de Portugal.

Com o passar dos anos, a aldeia foi ganhando importância a nível internacional, especialmente a partir de 2006 com a primeira edição do encontro de artes anual “Elementos à Solta – Art Meets Nature”, um festival com exposições, workshops, palestras, conversas e música, focado essencialmente nas artes e ofícios de expressão contemporânea.

Com um festival de artes de sucesso, arrancou, em 2012, o projeto Cerdeira Village, um espaço de turismo rural ligado à criação e à formação artística, onde está incluída a Arts & Crafts School, que, nos seus cursos programados até setembro, tem formadores nacionais e internacionais de renome.

 

Para este ano, está prevista a uma grande variedade de cursos, do têxtil ao desenho, da talha em madeira à fotografia, todos leccionados por artistas profissionais e experientes como Guida Fonseca, Miguel Neto, Renato Costa e Silva, entre outros.

A nível de nomes internacionais, podemos contar com a presença de Masakazu Kusakabe, mestre ceramista japonês que concebeu o Sasukenei – forno sem fumo para cozedura de cerâmica a lenha -, e que regressa em agosto para um curso de cerâmica. Prevê.se uma semana intensa que incluirá a cozedura das peças de cerâmica a alta temperatura no forno sem fumo, para explorar e tirar partido de todo o potencial estético de uma cozedura a lenha.

Outra presença internacional de destaque é a de Peter Lanyon, britânico que vem ensinar a técnica de criar mobiliário em madeira verde (green wood working), onde os participantes poderão construir a sua própria cadeira.

Dependendo dos cursos, a duração dos mesmos é bastante variada, mas uma boa parte da oferta da Cerdeira Arts&Crafts passa pelos cursos de iniciação. Aqui, destacamos as Semanas Criativas, que permitem a participação em cursos variados de apenas 1 dia. A primeira terá lugar já na semana da Páscoa de 27 a 31 de março.

Quanto ao festival “Elementos à Solta – Art Meets Nature”, tem este ano a sua 13ª edição, a decorrer nos dias 2 e 3 de junho.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Torres Vedras recebe quarta edição do festival Novas Invasões

Este ano, o Novas Invasões continua a ter entrada gratuita, sendo necessário, no entanto, apresentar bilhete.

Festival interMEDio traz de volta a world music a Loulé

Ainda não há cartaz, mas será divulgado nos próximos dias.

Vodafone Paredes de Coura pode ganhar mais dias em 2022

"Vamos elevar o risco, mas quero fazer uma edição histórica", disse recentemente João Carvalho, diretor do festival minhoto.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Os diplomas e certificado escolares vão passar a registar as atividades, iniciativas e projetos dos alunos

Desta forma, cada estudante verá reconhecido o seu percurso escolar em todas as dimensões.

Onde investir, a que indústrias prestar mais atenção e quais evitar ainda em 2021

Qualquer investidor principiante cometerá os seus erros no mercado de ações. Mas isso é perfeitamente normal.