Centros comerciais terão, em breve, sistemas para depósito de embalagens de bebidas não reutilizáveis (e com direito a reembolso)

- Publicidade -

Mas ainda deve demorar.

A APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais e a SDR Portugal assinaram recentemente um protocolo de colaboração para desenvolvimento e implementação, no contexto dos centros comerciais, do sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

A formação, sensibilização e informação sobre o funcionamento do futuro SDR junto do consumidor final e, em particular, junto das empresas associadas da APCC, são alguns dos aspetos fundamentais assegurados pelo SDR Portugal no âmbito deste protocolo. O SDR Portugal assume também o compromisso de promover a implementação e gestão de um sistema que promova a acessível participação de todos os consumidores e, em particular, os do canal HoReCa no contexto dos Centros Comerciais. Igualmente, o SDR Portugal irá partilhar informação e conhecimento produzido a partir dos estudos desenvolvidos, e de acordo com o enquadramento regulamentar que venha a ser definido para o modelo de implementação do SDR em Portugal.

A APCC compromete-se a colaborar com o SDR Portugal no desenvolvimento das mais eficazes soluções para a recolha das embalagens de bebidas de uso único e para a devolução de valores de depósito no contexto dos Centros Comerciais e no âmbito da implementação do SDR nacional.

Ambos, SDR Portugal e APCC, comprometem-se também com este protocolo a desenvolver ações de divulgação, informação e formação sobre o SDR e colaborar em iniciativas diversas – como eventos, estudos e grupos de trabalho – oportunos para a boa implementação do SDR em Portugal.

O modelo proposto pelo SDR Portugal, complementar ao atualmente existente, é aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido.

“O protocolo assinado com a APCC é mais um sinal de que a solução que ambicionamos é a mais adequada à resposta que o país precisa. Estamos cada vez mais preparados e os acordos que temos vindo a concretizar evidenciam a robustez da proposta do SDR Portugal e a capacidade que sabemos que terá para ajudar o país a cumprir as metas com que está comprometido”, afirmou Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, em comunicado de imprensa, sublinhando ainda que “o protocolo estabelecido com a APCC permitir-nos-á chegar a ainda mais pessoas, disponibilizando a solução necessária nos locais onde o consumo acontece e de forma eficaz. Estamos prontos. Só falta conhecer o fundamental para que o sistema seja implementado e, todos, possamos começar a contribuir mais e melhor para que Portugal tenha os resultados que precisa”.

“A sustentabilidade é um dos eixos centrais da atuação dos Centros Comerciais, pelo que promovemos uma série de iniciativas que vão da poupança energética, até à redução do consumo de água, passando pela redução de resíduos e promoção da reciclagem. Nesse sentido, o protocolo agora assinado com a SDR Portugal representa mais um passo para aumentar a reciclagem nos nossos espaços, dinamizando a promoção da mesma junto dos nossos clientes”, disse por sua vez Cristina Moreira Santos, presidente da APCC.

Para já, não foram adiantadas quaisquer datas para avançar com este sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Nota: imagem ilustrativa

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados