Centro de Saúde de Azeitão deve abrir no primeiro trimestre de 2023

- Publicidade -

Ou seja, e se tudo correr bem, começa a funcionar até março do próximo ano.

Numa empreitada que resulta de um protocolo entre Câmara Municipal de Setúbal e a administração central, através da ARS-LVT, a construção da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, iniciada em agosto de 2021, permitirá que a população local disponha em breve de acesso a mais e melhores cuidados de saúde primários.

O equipamento, com uma área bruta de construção de 1.580 m2, tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas.

Atualmente, estão em execução os arranjos exteriores e, para a conclusão da obra, falta montar as portas e janelas, colocar o pavimento interior, efetuar as pinturas interiores e fazer as ligações de eletricidade e água às infraestruturas exteriores.

Com duas dezenas de gabinetes médicos, além de salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

O equipamento está a ser edificado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, numa parcela de terreno do domínio público camarário, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão.

Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garantiu o arranque desta obra, orçada em mais de dois milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado com a ARS-LVT.

A empreitada tem financiamento comunitário de 50% assegurado através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, cabendo à ARS-LVT assegurar o custo remanescente.

O novo equipamento responde a uma reivindicação antiga da população e das autarquias locais, pois o atual Centro de Saúde de Azeitão funciona provisoriamente desde 1978 numa moradia sem as condições adequadas à prestação de cuidados de saúde.

Prevê-se que o Centro de Saúde de Azeitão esteja ao serviço da população no primeiro trimestre de 2023.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes