Central Fotovoltaica da Cerca é a maior da EDP na Europa

- Publicidade -

Projeto com 202 MWp de capacidade com capacidade para fornecer eletricidade que seria suficiente para quase 100 mil famílias.

A EDP já tem 540 MWp de capacidade solar em Portugal. Desta capacidade, 202 MWp deve-se à Central Fotovoltaica da Cerca, que não só já entrou em funcionamento, como é a maior central solar da EDP Renováveis na Europa, localizada no distrito de Lisboa.

Situada nos concelhos de Alenquer e da Azambuja, a Central Fotovoltaica da Cerca conta com uma capacidade instalada de 202 MWp e mais de 310 mil painéis solares bifaciais, que absorvem energia solar de ambos os lados, maximizando a conversão da mesma para eletricidade renovável.

Com uma produção anual estimada de 330 GWh, esta central vai produzir eletricidade renovável que seria suficiente para abastecer diretamente cerca de 100 mil famílias ou cerca de 1% da população nacional. A produção desta eletricidade a partir da energia solar permite evitar a emissão de 170 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à pegada ambiental de mil milhões de quilómetros percorridos por um carro com motor a combustão.

Comprometida com a descarbonização de Portugal há cerca de três décadas, a EDP inaugurou recentemente o segundo projeto híbrido a combinar energia eólica e solar do país, em Penela e Ansião, nos concelhos de Coimbra e Leiria, adicionando a central solar de Monte de Vez ao Parque Eólico São João, que já estava em operação desde 2008, praticamente duplicando a capacidade de fornecer eletricidade renovável ao mesmo ponto de ligação da rede elétrica nacional. Entre o desenvolvimento de projetos híbridos e novas instalações eólicas e solares, a EDP Renováveis pretende colocar em operação mais 1 GW de energia renovável em Portugal até 2026.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados