Censos 2021 originaram cerca de 18 reclamações por dia

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De 19 de abril até 3 de maio, chegaram ao Portal da Queixa mais de 270 reclamações dirigidas ao INE. Portugueses apontam falhas no sistema.

Censos 2021 reclamações

O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet terminou esta segunda-feira (3 de maio), marcando o fim da primeira fase de resposta aos inquéritos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que abrangem mais de seis milhões de alojamentos. No dia 27 de abril, o INE já tinha recebido mais de 2,4 milhões de respostas, 92% das quais através da Internet, representando informação estatística sobre mais de cinco milhões de pessoas.

No entanto, segundo identificou o Portal da Queixa – com base nos dados registados pelos consumidores na sua plataforma -, a organização dos Censos 2021 apresentou alguns problemas.

Entre o dia 19 de abril e o dia 3 de maio, chegaram ao Portal da Queixa mais de 270 reclamações dirigidas ao INE, relacionadas com os Censos 2021, uma média de 18 reclamações por dia. A não receção da carta com os dados de acesso para o preenchimento online (83% das reclamações) e as dificuldades em aceder ao site (10% das queixas) são os principais motivos apontados pelos portugueses.

De referir que, a partir de 31 de maio, os recenseadores irão fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda não tenham respondido para tentar recolher mais respostas.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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