De 19 de abril até 3 de maio, chegaram ao Portal da Queixa mais de 270 reclamações dirigidas ao INE. Portugueses apontam falhas no sistema.

O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet terminou esta segunda-feira (3 de maio), marcando o fim da primeira fase de resposta aos inquéritos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que abrangem mais de seis milhões de alojamentos. No dia 27 de abril, o INE já tinha recebido mais de 2,4 milhões de respostas, 92% das quais através da Internet, representando informação estatística sobre mais de cinco milhões de pessoas.
No entanto, segundo identificou o Portal da Queixa – com base nos dados registados pelos consumidores na sua plataforma -, a organização dos Censos 2021 apresentou alguns problemas.
Entre o dia 19 de abril e o dia 3 de maio, chegaram ao Portal da Queixa mais de 270 reclamações dirigidas ao INE, relacionadas com os Censos 2021, uma média de 18 reclamações por dia. A não receção da carta com os dados de acesso para o preenchimento online (83% das reclamações) e as dificuldades em aceder ao site (10% das queixas) são os principais motivos apontados pelos portugueses.
De referir que, a partir de 31 de maio, os recenseadores irão fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda não tenham respondido para tentar recolher mais respostas.