Catalisadores em veículos BMW

O conversor catalítico é uma parte importante do sistema de escape que reduz a poluição e converte gases tóxicos em emissões de escape mais seguras. Em muitos veículos BMW, estas peças estão para além da reparação. E, em caso de avaria, têm de ser substituídos imediatamente.

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Os catalisadores são caros, devido ao facto de conterem metais preciosos. E para que a compra de uma nova peça não seja um golpe no orçamento, o velho conversor catalítico pode ser vendido a um preço de pechincha. PodeM encontrar compradores de conversores catalíticos inutilizáveis em https://autocatalystmarket.com/pt/pt/products/bmw.

Tipos de catalisadores

Os veículos BMW alemães são caracterizados pela robustez dos seus componentes do sistema de escape. Podem ser encontrados conversores catalíticos nestes veículos:

  1. Catalisadores de oxidação – Encontrados em veículos a diesel. funcionam com a ajuda de ar em excesso;
  2. Catalisadores de três componentes – Instalados em veículos com motor a gasolina, combinam três processos químicos em um.

Sinais e causas de mau funcionamento do conversor catalítico

As avarias dos catalisadores podem ser individuais, mas é difícil não se ter em conta este ponto, até porque existe uma série de sintomas que notifica para alterar esta parte. Podemos mencionar alguns:

  • Nível de ruído excessivo;
  • Odor pungente de fumos de escape tóxicos no compartimento de passageiros;
  • Funcionamento irregular do motor;
  • Dinâmica do motor deteriorada;
  • O consumo de combustível aumenta;
  • Em alguns casos o indicador de erro do motor aparece.

A falha do conversor catalítico pode ser causada pela utilização de combustível de má qualidade, mau funcionamento do sistema de ignição ou de combustível, entre outras causas. A falha mecânica pode ser detetada por inspeção visual. Já as falhas no interior da peça só podem ser detetadas através de diagnósticos informáticos, que devem ser efetuados por especialistas.

Diagnóstico de avarias

Dentro do catalisador existem células que são especialmente revestidas com metais preciosos. Uma vez que esta parte funciona a uma temperatura de 300 °C, há alturas em que as células são queimadas. Uma vareta especial pode ser utilizada para identificar o problema, mergulhando-a na abertura do motor. Isto atinge o conversor catalítico e mostra o estado do conversor catalítico no monitor do computador.

Se a falha tiver sido detetada e confirmada, é necessário substituir esta parte o mais rapidamente possível. Para além de um desagradável guizo, haverá um odor a gases, que é prejudicial para a saúde humana.

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