Castelo de São Jorge, de Óbidos e de Guimarães foram os mais procurados pelos portugueses em 2021

Mas há outros castelos bem interessantes no top 10.

- Publicidade -

Portugal é um dos países mais antigos da Europa. Como tal, conta com enúmeros e variados edifícios históricos, contudo, são os castelos, que mais chamam a nossa atenção. Seja pelo seu mistério, imponência ou resistência, os portugueses sentem por eles um enorme orgulho. Com uma monumental presença no nosso território, podemos encontrar castelos em montanhas, vales, rios, vilas e cidades. De facto estes edifícios são autênticos marcos da fundação da nossa nação.

Mas quais são, de facto, os castelos mais procurados pelos portugueses? Essa é uma pergunta à qual a Holidu, motor de pesquisa para casas de férias, responde. Em baixo, fiquem com a lista… e surpreendam-se.

  1. Castelo de São Jorge | Score: 10.00
  2. Castelo de Óbidos | Score: 6.92
  3. Castelo de Guimarães | Score: 6.58
  4. Castelo dos Mouros | Score: 6.37
  5. Castelo de Monsaraz | Score: 5.89
  6. Castelo de Marvão | Score: 5.60
  7. Castelo de Santa Maria da Feira | Score: 5.56
  8. Castelo de Almourol | Score: 5.50
  9. Castelo de Silves | Score: 5.40
  10. Castelo de Bragança | Score: 5.10

Como podem ver, o Castelo de São Jorge surge como líder destacado nesta lista, com 63.766 pesquisas na Internet. É um dos marcos mais emblemáticos de Lisboa, destacando-se tanto de dia como quando iluminado à noite. Foi, inicialmente, uma pequena fortaleza construída pelos visigodos durante o século V. Durante o reinado de Afonso I foi alterada e, em anos posteriores, transformada num Palácio Real. Finalmente, foi completamente restaurado em 1938. A visita ao Castelo de São Jorge durará aproximadamente uma manhã, visto que o castelo é grande. Para além do castelo, com as suas onze torres, poderá também visitar um pequeno museu, um bar e um restaurante.

Em segundo lugar, se bem que ainda a uma considerável distância, surge o Castelo de Óbidos, situado na vila de Óbidos, uma das sete maravilhas de Portugal. O castelo, presente de casamento do Rei D. Dinis à rainha Santa Isabel, durante as núpcias ali passadas, representa um grande marco histórico não só para a vila, que se tornou mais próspera desde que foi escolha da família real, como também para Portugal. Pode subir às muralhas do Castelo de Óbidos, sendo de livre acesso, e fazer um belo passeio com a família. Recomendamos, ainda, que vença os degraus das escadas encostadas à Porta da Vila para a partir daqui ficar com uma vista panorâmica dos belos traços medievais de Óbidos.

A fechar o top 3, e a pouquíssima distância, está o Castelo de Guimarães, com 20.223 comentários no Google. Sem dúvida um dos castelos mais conhecidos e com mais história de Portugal. Localizado no Monte Largo, o castelo evoca o misto de lenda e heroísmo que envolve o início da nossa história. Construído no ano 968, tinha como principal objetivo sdervir de refúgio dos habitantes aquando os ataques dos vikings do Norte da Europa. Hoje em dia pode, e deve, visitar as suas paredes e arredores sem qualquer custo, mas para subir as escadas que conduzem à torre medieval da Condessa Mumadona tem de pagar uma taxa de entrada.

Para este estudo, foram considerados mais de 200 castelos. A classificação foi elaborada com base no número de comentários, a classificação e o volume de pesquisa. Com estes números e valores criou-se, então, uma classificação final dos castelos mais procurados, em 2021, em Portugal.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Estatística da net. Pouco fidedigna. 80% dos portugueses não sabe que Bragança tem Castelo. Vejam por visitantes,bilhetes na entrada.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Não haverá festas de passagem de ano no Algarve

E foram também canceladas várias iniciativas que integravam a programação de Natal.

Análise – Sony Pulse 3D Midnight Black

Fez no passado mês de novembro um ano desde que a PlayStation 5 chegou ao mercado. Com ela vieram também os primeiros acessórios, entre eles os Sony Pulse 3D, que recentemente tiveram um “relançamento” numa nova cor.