Cascais encomendou estudo sobre a evolução histórica das arribas da Bafureira

- Publicidade -

A informação resultante deste estudo poderá mais tarde vir a ser utilizada para planear as medidas de mitigação de risco e conservação de arriba mais adequadas, considerando a estrutura e características próprias do local.

A Praia da Bafureira, no concelho de Cascais, é conhecida pelo seu importante património geológico, bem documentado no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, mas também pela instabilidade das suas arribas, que já levou ao encerramento daquela praia em diversas ocasiões.

Ciente desta problemática e da necessidade de encontrar uma solução que permita a conservação do património geológico e ao mesmo tempo o usufruto daquela praia em segurança, a Câmara Municipal de Cascais encomendou ao Laboratório Colaborativo (CoLAB) +ATLANTIC um estudo exaustivo sobre a evolução histórica das arribas da Bafureira. Esta foi a base para uma avaliação do risco existente e, serviu, para a elaboração de um plano de monitorização deste setor da costa cascalense. Espera-se que esta informação possa ainda vir a servir para a definição de intervenções de conservação da arriba e mitigação do risco no futuro, em acordo com a dinâmica e património geológico do local.

O estudo da responsabilidade do CoLAB +ATLANTIC arrancou em abril de 2021 e foi concluído em dezembro desse mesmo ano. Ao longo de nove meses, uma equipa de especialistas realizou, numa primeira etapa, um diagnóstico da arriba considerando as modificações sofridas no passado e a sua condição atual.

Numa segunda etapa, foi proposto um plano de monitorização que permitiu acompanhar as modificações futuras da arriba da Bafureira, e que permitirá quantificar o desgaste por erosão e identificar possíveis sinais de instabilidade.

A informação resultante deste estudo poderá mais tarde vir a ser utilizada para planear as medidas de mitigação de risco e conservação de arriba mais adequadas, considerando a estrutura e características próprias do local.

Este estudo surgiu no seguimento da parceria, em vigor desde 2020, entre a autarquia de Cascais e o +ATLANTIC nas áreas do mar, do espaço e do ambiente, no âmbito da qual foi também desenvolvido o Cascais.SENSE, um estudo multidisciplinar sobre a qualidade ambiental, como a exposição a poluição atmosférica e de ribeiras, e eventos climáticos extremos, como ondas de calor e galgamentos oceânicos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados