Casa Graviola em Lisboa: uma carta renovada com comida que abraça

- Publicidade -

E abraça mesmo!

Pode-se dizer que o slogan está giro e muito bem aplicado a um restaurante que está a celebrar o seu 1º ano na capital portuguesa e, para além das refeições maravilhosas a que depressa nos habituou, serve um menu renovado que continua a incluir um Brunch All Day repleto de sabores e texturas que fazem chorar por mais. Isso mesmo ficou comprovado, já que fomos provar algumas entradas e principais neste interessantíssimo restaurante à rua da Boavista 66, em Lisboa.

Saudável, mas saboroso, é este o lema da Casa Graviola, um restaurante que não se farta de surpreender os clientes, num espaço bem simples mas ultraconfortável, ali bem perto do Cais do Sodré. Já com algum caminho percorrido no mercado europeu, esta casa de origem brasileira apresenta uma nova carta que dá continuidade a alguns clássicos, reinventados e aperfeiçoados, além de novos pratos.

Nestes, destacam-se as propostas em formato bowl, às quais foram adicionados novos ingredientes e texturas. Chamam-lhe comida de conforto, e não é difícil perceber porquê. Basta experimentar estas novas entradas, sempre com foco na alimentação saudável repleta de sabores e combinações inovadoras, para sentir o travo inconfundível de alimentos tão diversos mas que, sabiamente conjugados, formam uma degustação diferente e cheia de personalidade na qual o paladar e a textura dos alimentos fazem a exceção à regra. Desde as coloridas bowls e pratos de comfort food, passando ainda pelas saladas e sugestões de brunch all day (pequeno-almoço a qualquer hora), tudo é de facto tão bom, que sair bem e reconfortado é uma regra!

Vamos, então, saborear. A começar pelas entradas, onde há muitas novidades para partilhar, temos excelentes propostas, entre elas, o Tzatziki, uma pasta grega de iogurte com pepino, tomate e azeitona preta com azeite, orégão e pão ‘sourdough’ (pão de fermentação natural); o Ceviche de peixe fresco marinado com leite de tigre (suco de peixe marinado em lima e outros temperos) e chips de bata doce; as Chips de Mandioca (massa de mandioca crocante) com creme de queijo; e a Guacamole de abacate com nachos de milho.

Há também a Tosta de Ricota, com queijo de cabra e tomate confitado com azeite de ervas, que, embora não seja novidade, é uma entrada perfeita, ou até, por si só, uma refeição rápida ou ligeira para quem assim o preferir, assim como os deliciosos Croquetes de Atum fresco com farofa de pão e ‘aioli’ de beterraba.

Para acompanhar a abertura desta deliciosa refeição, escolhemos uma Vila Maria Blonde Ale, uma cerveja artesanal da boa, de aroma intenso a frutos tropicais.

Nos pratos principais também há novidades entre elas, o Frango com Puré de Batata Doce, que leva apenas isto: tomate, cenoura, pepino, ricota, pickles de couve roxa e rabanete. E o Frango do Campo grelhado com Abacate e Ovo Trufado, que tem alecrim e bacon a acompanhar, além do arroz multigrãos, ricota e mix de folhas frescas. Mas no capítulo da carne, ainda há muito para experimentar.

O Bowl de Frango, por exemplo, é uma salada com grãos de cevada, lentilhas, grão de bico, cajus e mix de folhas frescas. É frango do campo e grelhado, acompanhado de molho de mostarda dijon e iogurte.

Outro ótimo prato é o Frango Barbecue, preparado igualmente com frango do campo grelhado acompanhado de delicioso molho barbecue da casa, servido com arroz negro, pasta de grão de bico e açafrão; também acompanha com folhas frescas. É um prato que continua surpreendente, pelo seu matiz diversificado e mistura de sabores conjugada numa degustação que resulta perfeita e reconfortante.

Há, ainda, a completar estas modalidades, o Salpicão do Gravis, que consiste num salpicão de frango do campo desfiado, com milho e passas, cenoura ralada com o creme da casa e palha crocante de inhame.

Outra série de pratos bastante interessante é de natureza mais vegetariana, mas não menos saborosa. É o caso do Picadinho de Cogumelos, muito bem temperado, servido de arroz integral e ovo com gema mole. Também leva banana, ‘aioli’ de tofu, quiabo e também farofa de sementes, panko e beterraba. Há a Espetada com Faláfel, acompanhada de arroz multigrãos, hummus e salada, e o Atum, Quinoa e Queijo de Cabra, que faz uma combinação perfeita entre ingredientes, aos quais se juntam a maçã fresca, cebola roxa, cajus, e ‘aioli’ (puré) de beterraba.

Em matéria de peixe, uma nova entrada é a do Salmão Multigrãos, com ‘aioli’ de tofu, mix de salada marinada, farofa de sementes, panko (variedade de pão ralado que serve para envolver os alimentos) e beterraba.

Já o Tataki de Atum, apesar de não ser uma novidade deste menu, continua a ser uma ótima escolha. Consiste numa preparação de lombo de atum levemente selado, adicionado o pesto de manjericão, creme de abacate, ‘aioli’ de açafrão, arroz negro e mix de salada marinada.

Podem ainda optar-se por uma Salada de Salmão Gravlax, com belas lascas de salmão curado, cajus, mel de abelha, queijo de cabra e mix de folhas frescas.

Como ainda não terminou esta deliciosa ementa, falta referir o absolutamente excecional Salmão com Crosta de Caju e Risoto, acompanhado por delicoso tomate seco e marcante pela textura aveludada do risoto juntamente com o paladar e textura única dos frutos secos.

Por fim, uma outra possibilidade já clássica do espaço é a Lasagna ao Pomodoro, com finas fatias de beringela e curgete finalizadas no forno, com molho pomodoro caseiro, claro está, e ainda queijo vegan e manjericão.

Também estão disponíveis soluções para compor um menu infantil, com a sopa do dia e o Franguinho do Graviola, com frango do campo grelhado, arroz integral, feijão e palha de inhame crocante.

No capítulo das sobremesas, o menu não mente quando refere O Melhor Brownie do Mundo. De facto, as sobremesas da Casa Graviola são do melhor que há. Ao Brownie, servido em copo, com deliciosas texturas entre o cremoso e a massa de bolo, junta-se algo tão esplendidamente delicioso como a receita vegan do Banoffee Vegan. Feito à base de banana, metade do copo é composta por mousse de banana baunilhada, com canela por cima: uma completa delícia. E ainda há mais: o Bolo Mousse de Choccolate e Flor de Sal, o Healthy Cheesecake, Crumble de Maçã e a Bola de Gelado.

Nas bebidas, apresentam-se o clássico Mojito, o Hibiscus Refresh, a Pink Lemonade, a Primavera ou Sangria. Sugerimos algo tão maravilhoso como o Verão Para Sempre, à base de frutos vermelhos e farofa de hibisco. Evidentemente, também estão disponíveis sumos naturais, e bastantes, absolutamente refrescantes e deliciosos, além de outras bebidas, entre elas, os Smoothies e bowls, como o Açaí Bowl ou Açaí Smoothie (shake gelado com banana), ou o Matcha Smoothie, de broto de chá verde em pó ou moído.

No que toca ao Brunch, aí está outro capítulo cheio de atrativos consideráveis, já para não falar nos Burguer. Ora vejamos.

Nas tostas, podem optar entre cogumelos, salmão, queijo ou abacate; há o Burrito, do famoso salpicão de frango, os Ovos mexidos e as Pancakes, em opções de Berries, Cinnamon ou Choco(late). Se quiserem algo mais frugal, pode sempre contar com o delicioso Pão de Banana (Banana Bread). Nos Burguer, há os de Faláfel, Tuna, o The Sun (hambúrguer artesanal de frango do campo), ou o Salmon Spring (hambúrguer artesanal de salmão com molho de soja). Qualquer um deles é bem acompanhado de outros condimentos, como pickles de couve roxa, espinafres baby, creme de abacate, etc.

Portanto, à semelhança de outra visitas, esta foi mais uma confirmação de boas novidades que continuam a alimentar a tradição da Casa Graviola: comida saudável, menus a preços acessíveis, pratos constantemente renovados, e tudo isto numa gastronomia bem apurada que traz consigo um festival de sabores.

Aberto todos os dias, quem quiser reservar uma mesa pode fazê-lo ligando para o 963028570.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados