Carruagens ARCO entraram hoje ao serviço da CP

- Publicidade -

Recorde-se que, em 2020, a empresa adquiriu 50 carruagens a Espanha, das quais 36 são da tipologia ARCO.

As carruagens ARCO entraram ao serviço hoje, dia 28 de julho, nos comboios Interregionais da Linha do Minho. A primeira viagem realizou-se no comboio que partiu de Valença às 09h26 com destino ao Porto.

Esta viagem marca o início do serviço comercial destas carruagens, na Linha do Minho, onde passarão a circular diariamente a partir desta data.

A composição, formada por três carruagens ARCO, oferece 161 lugares sentados, distribuídos por uma carruagem de 1ª classe (56 lugares), por uma carruagem de 2ª classe (80 lugares) e por uma carruagem bar (25 lugares). A composição dispõe ainda de espaço para acomodar oito bicicletas.

As carruagens ARCO podem circular a 200 quilómetros por hora (km/h), dispõem de tomadas USB para carregamento de aparelhos eletrónicos, iluminação LED e uma zona com sofás.

Recorde-se que, em 2020, a empresa adquiriu 50 carruagens a Espanha, das quais 36 são da tipologia ARCO, estando já disponíveis nove destas carruagens para entrar ao serviço.

A recuperação deste material circulante envolveu a participação de cerca de 50 empresas nacionais, a que correspondeu sensivelmente 95% de incorporação nacional, empresas essas que forneceram diversas componentes, como tecidos, cortinas e assentos e peças mais complexas de mecânica e eletrónica.

Na sua intervenção em Valença, Pedro Moreira, Vice-Presidente da CP, sublinhou: “Por cada carruagem, a CP pagou 30 mil euros à RENFE e tem um custo de recuperação da ordem dos 156 mil euros. Uma vez que o custo de aquisição de uma carruagem similar nova está estimado em cerca de 1 milhão de euros, só podemos concluir que este foi um excelente negócio e uma excelente decisão.”

As restantes 27 carruagens prosseguem o processo de recuperação na oficina de Guifões da CP e entrarão em serviço comercial à medida que estiver concluído o processo de recuperação e a necessária homologação de circulação.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

CP reforça serviço Intercidades para o Algarve até setembro

Até porque importa falar da CP além das greves.

Atenção: Greve da IP vai afetar a circulação de comboios

Algo que vai afetar a vida de muitos trabalhadores.

Viajar de comboio? CP pede para clientes evitarem “horas de maior calor”

E sim, podem pedir um reembolso para que possam viajar em dias menos quentes.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema com reforço de verbas

Significa, portanto, que está a correr tremendamente bem.

Relembra os mitos e lendas de Midgard no novo vídeo de God of War: Ragnarok

Prepara-te para a próxima aventura de Kratos e Atreus, num divertido resumo.