E assim os utilizadores ficam a saber o tempo de espera previsto para o próximo autocarro.
Com o intuito de transformar a forma como os passageiros planeiam as suas viagens, a Carris Metropolitana acaba de lançar uma nova ferramenta, em versão beta, de acompanhamento em tempo real. Agora, através da página de pesquisas de passagem em tempo real, os utilizadores poderão acompanhar a localização dos veículos e saber o tempo de espera previsto para o próximo autocarro.
Ou seja, esta ferramenta tem a capacidade de fornecer informações instantâneas e atualizadas sobre a localização e o estado de um autocarro. O tempo real tem o papel de acompanhar cada uma destas circulações de forma remota, ligando-se ao sistema do próprio veículo. Desta forma, para garantir que os dados fornecem a informação mais precisa, é necessário um período de testes que permita a validação e correção da informação.
Como utilizar a ferramenta de tempo real
A ferramenta disponível permite que a pesquisa seja realizada por paragem. Deste modo, para iniciar, é preciso selecionar a paragem que desejam consultar. Poderão fazê-lo selecionando diretamente o ponto no mapa ou escrevendo o nome na barra de pesquisa.
Ao selecionarem a paragem, ficará disponível a informação das linhas que a servem, os serviços ao redor da paragem (ex. escolas, hospitais, etc) e a lista dos próximos horários de cada linha.
A lista mostra os horários das próxima viagens disponíveis na paragem, por ordem. Os primeiros horários poderão estar a verde, indicando que esta viagem está a ser acompanhada pelo tempo real, enquanto as restantes viagens mostram a hora planeada de chegada.
Ao selecionarem a viagem que desejam, o mapa passa a mostrar o percurso da mesma com o autocarro em tempo real, permitindo o acompanhamento da viagem e chegada na paragem. Logo abaixo da linha, a versão beta permite que os passageiros participem ativamente no desenvolvimento do tempo real, podendo confirmar se o tempo de espera foi o correto.
Atualmente, circulam mais de 1.600 autocarros na Carris Metropolitana, todos os dias, nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Estes veículos realizam mais de 19.800 circulações num dia útil.