Carris Metropolitana passa a ter mais de 100 autocarros movidos a eletricidade ou gás na Área 4

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Hoje, dia 3 de outubro, realizou-se nas instalações de Setúbal da empresa Alsa Todi, operadora da Área 4 do sistema de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa coordenado pela entidade pública Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), uma cerimónia de apresentação de 30 novos autocarros elétricos que irão funcionar na Área 4.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, aproveitou para dizer que passa a haver “mais de cem autocarros” a funcionar a eletricidade ou a gás na frota da Área 4 – que abrange os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal. A par desta aposta ecológica, André Martins indicou que “vai haver mais autocarros para Lisboa” e “com mais lugares sentados”.

Na apresentação das novas viaturas, em que também esteve o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, o diretor-geral da Alsa Todi em Portugal, Juan Piña, anunciou que a frota da empresa na Área 4 foi reforçada com 44 autocarros elétricos, 30 em Setúbal e 14 na Moita, tendo aumentado o número de carregadores em igual número nos dois locais, para permitir carregamentos fora das horas de ponta.

Os novos autocarros, que têm 12 metros de comprimento, mais dois do que os 23 elétricos de que a frota já dispunha, com o consequente aumento da respetiva lotação, fazem com que metade da frota seja “ecológica”, como sublinhou o responsável, uma vez que totaliza 67 veículos movidos a energia elétrica e 35 a gás.

Juan Piña revelou ainda que a empresa vai substituir 16 dos primeiros 23 autocarros elétricos por outros dotados apenas de lugares sentados, para poderem circular com a lotação totalmente preenchida na Ponte Vasco da Gama, onde, por o limite de velocidade ser de 120 km/h, não podem ser transportados passageiros em pé, ao contrário do que acontece na Ponte 25 de Abril, onde o limite de velocidade é de 70 km/h.

Foto: CM Setúbal

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