Em todo o caso, haverá sempre mais serviço do que a oferta atual.
Por estes dias, muitos têm acompanhado o desastroso lançamento da Carris Metropolitana, que entrou em ação no passado dia 1 de junho na Área 4 e que muitas chatices já deu aos utentes.
Falta de informação, autocarros a não circularem, desconhecimento de horários por parte dos motoristas… Nesta fase, as coisas estão assim: o serviço está a funcionar nos municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, mas com os antigos horários da TST, pelo menos até final de junho. Nesta área, prevê-se que o serviço esteja a funcionar em pleno no final de agosto.
Já a partir de 1 de julho, e a não ser que aconteça algum descalabro, a Carris Metropolitana entrará em funcionamento na Área 1, que engloba os municípios da Amadora, Oeiras e Sintra; Área 2, que corresponde aos municípios de Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira; e Área 3, que diz respeito a Almada, Seixal e Sesimbra.
Ora, há novidades em relação à Área 3. De acordo com O Setubalense, o cenário de adiamento do arranque da operação esteve, de facto, a ser cogitado, tendo em conta os problemas que surgiram no lançamento da Carris Metropolitana no passado dia 1 de junho, mas vai mesmo acontecer a 1 de julho.
“Nesta área 3 não há falta de autocarros da TST. Há falta de motoristas, que não são suficientes para que a operadora possa cumprir com a totalidade do que está contratualizado. Decidimos não correr riscos, depois do que se verificou na área 4, e a oferta que vamos ter a partir de 1 de Julho será superior em 20% à que existe atualmente”, disse Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, ao jornal. Essa mesma garantia foi dada por Inês de Medeiros, que preside à Câmara de Almada.
Portanto, os munícipes da Área 3 poderão contar com os serviços da Carris Metropolitana, sim, mas de forma parcial, somente com uma reforço de 20% relativamente à oferta atual. Aliás, e de acordo com Francisco Jesus, o aumento de linhas e carreiras será feito gradualmente somente a partir de 1 de setembro, até que esteja a funcionar em pleno – ou seja, a 100% – a partir de 1 de janeiro de 2023.
Diz ainda a mesma fonte que, para a Área 3, a TST já tem a frota completa, que será apresentada daqui a 24 de junho em Setúbal.